Pelo menos 800 famílias de Lorena (SP) foram atingidas pelas chuvas; campanha arrecada doações para ajudar as vítimas
Da Redação, com Assessoria Unisal-Lorena
A população de Lorena, no interior de São Paulo, foi atingida pelas chuvas deste início de ano. Diante da situação, a Pastoral Universitária do Centro Universitário Salesiano de São Paulo, Unidade Lorena, promove uma campanha de arrecadação para auxiliar as vítimas que tiveram suas casas inundadas pelas chuvas.
O pedido por doações às vítimas foi feito pela Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social da Prefeitura (Sads) de Lorena. Dentre os produtos mais necessários estão colchões, material de limpeza, roupa de cama e higiene Pessoal.
O material poderá ser entregue por alunos, colaboradores, professores e pela própria comunidade de 19 a 27 de janeiro na Pastoral Universitária. A Prefeitura de Lorena também recebe doações na Sads, localizada na avenida Godoy Neto, 480, Olaria, de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h. Os telefones de contato são (12) 3153 2400 ou 3153 2078.
Situação na cidade
Segundo a Defesa Civil da cidade, 800 famílias residentes nos bairros Vila Brito, Vila Nunes, Vila Geny e Olaria foram atingidas. Pelo menos 20 tiveram que deixar as casas e foram levadas para a residência de parentes. A Prefeitura realiza a limpeza dos imóveis para o retorno das famílias, mas no bairro Olaria as construções foram interditadas por conta do risco de desabamento.
O acúmulo de chuva que caiu sobre a cidade entre os dias 14 e 16 de janeiro foi de 403,2 mm, 54,2% acima da média prevista para todo mês, que era de 261 mm. O nível dos rios Paraíba e Mandi continua alto, o que requer atenção redobrada dos órgãos públicos. Além disso, as ruas do Bairro Vila Brito continuam parcialmente alagadas devido à dificuldade de escoamento da água.