LEITE MATERNO

Campanha Agosto Dourado conscientiza mães sobre a amamentação

O aleitamento materno é tão importante para o ser humano, que merece até uma campanha de conscientização. O Agosto Dourado tem dado bons resultados e inspira belas iniciativas. No Centro Médico Padre Pio, por exemplo, tem até uma consultoria de amamentação para as mães que precisam de ajuda nesta bela fase da vida.

Reportagem de Carla Zanon e Messias Junqueira

O atendimento não é apenas para a comunidade que possui problemas de saúde. Aqui também é local de prestar consultoria de amamentação. “Foi o que me ajudou muito, porque a gente que é mãe de primeira viagem, a gente não tem noção das coisas, né? E a Rita, ela me ensinou como que amamenta, o jeito certo de amamentar. E aí foi isso. Se eu não tivesse essa consultoria com ela, eu acho que eu não conseguiria”, falou, da farmácia do Centro Médico Padre Pio, Claudia Larissa Alves de Souza. 

“Eu faço parte de um encontro que chama Mulheres como Maria. E lá eu recebi o convite para poder participar e isso para mim foi essencial, me ajudou bastante a não ter medo, de amamentar e foi muito importante mesmo”, disse a dona de casa, Valnize Galdino Barbosa. 

De acordo com a Organização Mundial da Saúde, a amamentação pode prevenir até 13% da morte de crianças menores de 5 anos. Por isso, neste mês, acontece de forma mundial a conscientização dos benefícios do aleitamento materno. 

Rita Maria oferece consultoria para as mamães. Ela conta que o grupo é um espaço de acolhida. “Qualquer mãe daqui de Cachoeira Paulista ou arredores pode participar, certo? Então aí são feitos, não só comigo a amamentação, mas como os cuidados com recém-nascido. Então entra o psicólogo, entra o fisioterapeuta, entra a terapia ocupacional, entra médico, entra nutricionista. Então sempre tem o aleitamento materno e mais os cuidados com a mãe e com o neném”, explicou a enfermeira pediatra, Rita Maria Viana Rego. 

Amamentação é uma forma de união e afeto entre mãe e filho. É olho no olho, pele com pele. Quem vive a experiência não tem dúvidas. “Amamentação é uma coisa linda. Dói, mas é maravilhoso”, completou Claudia. 

A caminhada não é fácil, mas o esforço vale a pena. Para Valnize tudo para contemplar o troféu e seus braços, o pequeno Yuri. “No começo foi bem difícil. É, machucou bastante meu seio. Até pedi o auxílio da Rita. Depois, graças a Deus, eu consegui e tá aí até hoje.

Com 4 meses ainda tô amamentando só no peito mesmo”, concluiu Valnize. 

Segundo a Organização Mundial da Saúde, a recomendação é que o bebê receba o leite materno de forma exclusiva até os 6 meses de idade. Com a maternidade, uma dupla jornada de aprendizado começa. O bebê descobre o mundo e a mãe passa a compreender a vida através de seu filho.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo