Ano da Paz

Caminhada da Paz mobiliza Igreja no Brasil

Caminhada da Paz mobiliza arquidioceses, dioceses e prelazias na Igreja do Brasil

Da redação, com Pontifícias Obras Missionárias

No contexto do Ano da Paz, instituído pela CNBB, arquidioceses, dioceses e prelazias, realizam neste sábado, 4, dia de São Francisco de Assis, a Caminhada da Paz.

Em Brasília (DF), o evento acontece no domingo, 5, no Plano Piloto. O objetivo é propiciar elementos de reflexão e ação junto à população do Distrito Federal para o desenvolvimento de uma cultura de paz, na superação da violência por meio do diálogo, na resolução de conflitos com serenidade, na convivência fraterna e na promoção e garantia dos direitos humanos fundamentais.

A caminhada tem a organização da Arquidiocese de Brasília, Vicariato Social para Promoção Humana e Obras Sociais em parceria com a Associação Nacional de Educação Católica no Distrito Federal (ANEC-DF), Escola Franciscana Nossa Senhora de Fátima e Escola São Camilo.

Os diretores das Instituições em educação se subdividiram em Núcleos para preparar o Ano da Paz  e divulgar dados sobre as violências contra jovens negros da periferia do DF.  Além disso, busca-se resgatar a memória de São Francisco como modelo de vida que realiza a ecologia íntegra, proposta pelo Papa Francisco na Encíclica Laudato Si; divulgar iniciativas de mediação de conflitos comunitários; viabilizar a construção do aterro sanitário e efetiva inclusão social dos catadores(as) por meio de suas organizações coletivas.

A mobilização vai contar com 37 escolas católicas, junto aos alunos e pais para caminharem pela paz.

O evento contará com a participação do diretor do Meio Ambiente e superintendente internacional da Organização Mundial dos Direitos Humanos (OMDH), o pastor angolano Izamba Kapalu, ligado à Organização das Nações Unidas (ONU), que está apoiando a caminhada.

A meta é mobilizar 20 mil pessoas no Plano Piloto. A organização conta com voluntários que receberam treinamento dos representantes da Internacional Comunidade da Cruz Vermelha e Crissant (CVI), para trabalhar durante o evento.

A concentração será às 8h, no Eixão Norte, na altura das quadras 103/104 – 203/204. A caminhada segue pelo Eixão até as quadras 107/108 – 207/208, com previsão de chegada às 11h. No trajeto haverá paradas de reflexão e oração.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo