Estado de atenção

Brumadinho em alerta com possibilidade de rompimento de nova barragem

Corpo de Bombeiros ajuda com urgência na evacuação da população de bairros que podem ser atingidos por rompimento da barragem seis

Kelen Galvan
Da redação, com informações de Rogéria Nair

Tenente Pedro Aihara fala do alerta de rompimento da barragem seis em Brumadinho / Foto: PaulaDizaro – Canção Nova

O tenente do Corpo de Bombeiros, Pedro Aihara, afirmou em coletiva de imprensa na manhã deste domingo, 27, que há o risco iminente de rompimento da barragem B6 em Brumadinho, após o aumento nos níveis de água. As sirenes de evacuação foram acionadas por volta das 5h30.

Diante disso, o Corpo de Bombeiros interrompeu os trabalhos de buscas e iniciaram a evacuação da população dos bairros que correm risco de ser atingidos, para locais seguros. São quatro áreas de risco: Parque da Cachoeira, Pires, Centro de Brumadinho e Bairro Novo Progresso.

“As pessoas devem abandonar as suas casas e devem se dirigir aos pontos de encontro: Igreja Matriz, Morro do Querosene”, enfatizou o tenente. Segundo novas informações, as pessoas devem se dirigir também ao Quartel da Polícia Militar, e não mais a delegacia de Polícia, como se divulgou anteriormente.

O tenente explicou que a barragem B6 contempla de 3 a 4 milhões de metros cúbicos de água, e caso haja rompimento, a água levaria apenas 30 minutos para atingir todas essas regiões.

“Esta não é uma barragem de rejeitos, é usada como apoio às operações da mina. A dificuldade é que, pelo fato de ser água, caso ela se rompesse, ela revolveria esse material de lama e acabaria ocasionando alguns impactos nessas áreas [de risco]”, explicou Aihara.

Vítimas

Segundo o tenente, os novos dados sobre o número de mortos, atualizado na manhã de hoje, confirma que chegou a 37 o número de mortos confirmados no desastre do rompimento da barragem da Mina Córrego do Feijão, da Vale, em Brumadinho (MG). Apenas oito foram identificados.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo