Recall

Brinquedos suspeitos de intoxicação começam a ser trocados

Começa hoje recall do brinquedo Bindeez

Começou hoje o recall do brinquedo Bindeez, fabricado pela empresa Long Jump. O brinquedo é suspeito de causar intoxicação em crianças nos Estados Unidos, Canadá e Austrália. A causa seria a presença da substância GHB (ácido gama-hidroxibutírico), conhecida como ecstasy líquido. A droga tem características sedativas.

O Bindeez já havia sido retirado preventivamente do mercado brasileiro no dia 8 de novembro, por decisão do Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro). Segundo o instituto, os testes realizados com o lote de brinquedo comercializado no país ainda não confirmaram a presença do GHB. Por isso, o recall é considerado preventivo até que novos testes sejam realizados.

“Tudo leva a crer que os brinquedos comercializados aqui no Brasil não apresentam a substância tóxica que foi detectada na Austrália e nos Estados Unidos. Não temos nenhum registro de acidente com nenhuma criança no Brasil e o brinquedo está certificado pelo Inmetro”, afirmou Paulo Coscarelli, diretor substituto de Qualidade do Inmetro.

O diretor ressaltou ainda que em nenhum país do mundo são feitos testes preventivos para detectar a presença de substâncias tóxicas como o GHB em brinquedos. Por isso, apenas os novos testes realizados após o alerta poderão certificar que o brinquedo é seguro para crianças.

A previsão é de que o resultado final saia até sexta-feira. A estimativa é de que cerca de 55 mil unidades do Bindeez tenham sido vendidas em território nacional. Os clientes devem levar o brinquedo a um dos 58 postos de troca para ter direito a um produto de igual valor. Quem preferir receber o dinheiro de volta deve entrar em contato com a Long Jump pelo telefone 0800-7703993 (todos os dias, das 9hs às 17hs) ou pelo e-mail sac@longjump.com.br.

A empresa pede que os consumidores levem para troca o maior número possível de bolinhas do brinquedo, mesmo que já tenham sido utilizadas. Os endereços dos postos de troca podem ser conferidos na página da empresa na internet www.longjump.com.br.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo