Este mês

Brasil terá o primeiro trecho do Caminho de Santiago de Compostela na América

Caminho brasileiro é o primeiro reconhecido pelo Santuário espanhol na América Latina

Da redação, com ACI Digital

A partir do dia 29 de junho, será inaugurado em Florianópolis o primeiro trecho do Caminho de Santiago de Compostela no continente americano. O percurso foi reconhecido pela Catedral de Santiago em 27 de abril, mas só a partir deste mês os peregrinos terão suas credenciais carimbadas.

A iniciativa deste caminho brasileiro foi idealizada pelos jornalistas e peregrinos Mariana Mansur e Fábio Tucci Farah, depois que a Catedral de Santiago resolveu rever suas regras quanto ao certificado de conclusão do caminho, que exige o percurso de 100 km. Com a mudança, é exigido que se percorra 77 km entre La Coruña e Santiago e o restante pode ser completado em qualquer lugar.

Fábio Tucci Farah e Mariana Mansur / Foto: Amigos do Caminho

Diante disso, Fábio Farah decidiu entrar em contato com a Oficina do Peregrino para saber como seria comprovado que foram percorridos os quilômetros necessários no país de origem. Foi quando pensou: “por que não criar um caminho aqui com carimbos próprios?”.

“Escolhemos Florianópolis por ter um aeroporto internacional perto de onde fica o caminho, assim, estrangeiros também podem percorrê-lo. Além disso, a cidade possui uma associação de amigos do caminho de Santiago muito atuante, que se dispôs a nos ajudar; há também a questão da segurança e a beleza do local”, conta Farah.

Em Florianópolis, os peregrinos sairão da Igreja de Nossa Senhora de Guadalupe, passarão pelas igrejas São Pedro e Nossa Senhora dos Navegantes e chegarão ao Santuário Sagrado Coração de Jesus, perfazendo 21 quilômetros.

Ao todo, serão quatro carimbos concedidos nas igrejas que fazem parte da rota. O peregrino não precisa pagar nada para percorrer o trajeto, mas será preciso comprar a credencial, fornecida por associações como a Associação Catarinense dos Amigos do Caminho de Santiago de Compostela (ACACSC).

Os carimbos e retratam momentos importantes da história de São Tiago e foram desenhados pelo conceituado artista Spacca, o mesmo que desenhou a logo e a estampa de um santinho.

A inauguração será no dia 29 de junho, solenidade de São Pedro e São Paulo. Haverá uma Missa presidida pelo Arcebispo de Florianópolis, Dom Wilson Tadeu Jönck, o qual concedeu a aprovação eclesiástica a uma oração composta por Fábio Farah a São Tiago.

Mais informações no site Amigos do Caminho.

Oração a São Tiago

“Ó São Tiago, que a vosso exemplo, eu deixe as redes do mundo para seguir os passos de Cristo. E seja abençoado por vossa companhia.

Eu vos rogo, afastai os perigos do caminho. Quando eu me desviar, corrigi meus passos. E levantai-me em minhas quedas.

Possa eu contemplar, ao vosso lado, a Face transfigurada de Nosso Senhor. E tenha as tempestades de meu coração acalmadas com vossa presença.

Preparai meus pés para carregarem a Boa Nova até os confins da terra. E, no fim dessa jornada, São Tiago, conduzi minha alma ao Pórtico da Eterna Glória, onde precedestes aos apóstolos como mártir.

Amém”

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo