Pronunciamento

Brasil pede explicações à Venezuela sobre óleo no Nordeste

O ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles fez pronunciamento em rede nacional de televisão e rádio nesta quarta-feira, 23

ANSA

Análises já apontaram que o produto que polui praias da região Nordeste do Brasil é de origem venezuelana/ Foto: Adema – Governo de Sergipe

O ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, fez um pronunciamento em rede nacional de televisão e rádio nesta quarta-feira, 23, e disse que o governo pediu explicações à Venezuela sobre o óleo que polui praias da região Nordeste. Análises já apontaram que o produto é de origem venezuelana, mas ainda não se sabe como ele foi parar na costa brasileira. As primeiras manchas surgiram em 30 de agosto, e o óleo atingiu os nove estados nordestinos.

Segundo Salles, o presidente Jair Bolsonaro determinou o envio de uma solicitação formal à Organização dos Estados Americanos (OEA) para que a Venezuela se explique sobre o assunto. “Esse processo investigativo tem como principal objetivo determinar as causas e origens desse óleo e, com isso, não apenas fazer cessar o seu aparecimento no litoral brasileiro, mas também obter informações que nos permitam responsabilizar aqueles que tenham contribuído para esse desastre ambiental”, disse o ministro.

Salles também se explicou sobre o Plano Nacional de Contingência (PNC), criado em 2013 e que, de acordo com a BBC Brasil, não foi acionado pelo governo. No pronunciamento, o ministro disse que o “Grupo de Acompanhamento e Avaliação”, composto pelo Ibama, pela Agência Nacional do Petróleo (ANP) e pela Marinha, está seguindo as diretrizes estabelecidas pelo PNC.

“Seguindo a orientação prevista no Plano Nacional de Contingência, foi designada a Marinha do Brasil para desempenhar o papel de coordenação operacional, estabelecendo salas de comando e controle nas cidades de Salvador e Recife”, declarou.

Desde a última terça, 22, 5 mil militares do Exército também participam da limpeza das praias, que até o momento vem sendo capitaneada por voluntários e moradores locais. Em Itapuama (PE), as pessoas chegaram a escrever um pedido de socorro na areia.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo