FIFA

Brasil está confirmado como sede da copa 2014

O Comitê Executivo da Fifa confirmou oficialmente o Brasil como sede da copa 2014.

A última vez que uma Copa do Mundo foi realizada na América do Sul foi em 1978, na Argentina. O primeiro mundial ocorreu em 1930 e desde lá foram 19 edições. Passados 57 anos desde que a primeira Copa do Mundo foi realizada no Brasil, o país agora tem a chance de sediar pela segunda vez o maior evento mundial de futebol.

Hoje (29) o Comitê da Candidatura Brasil 2014 apresentou a proposta brasileira para sediar a Copa aos integrantes do Comitê Executivo da Federação Internacional de Futebol (Fifa), na sede da instituição em Zurique, Suíça.

No evento, que contou com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o ministro do Esporte, Orlando Silva, prometeu que o mundial de 2014 será a melhor Copa do Mundo da Fifa nos últimos tempos. Ele lembrou que o futebol é um dos principais componentes da cultura brasileira. "O Brasil é uma pátria de chuteiras", disse.

O ministro disse também que a Copa é um projeto nacional que servirá para o desenvolvimento do país, além de consolidar a paixão pelo futebol e criar oportunidades para a criação de empregos.

Em nome dos governadores, o governador do Amazonas, Eduardo Braga, destacou alguns pontos do patrimônio ambiental do Brasil, como o Rio Amazonas. Ele disse que a Copa terá o "mais apaixonado engajamento do povo brasileiro" e todo o apoio político necessário. "Prova disso está aqui, nesta solenidade, onde estão presentes 12 colegas governadores de diferentes partidos políticos e de todas as regiões do país", destacou.

O Brasil é foi o único candidato para sediar a Copa do Mundo de 2014, que está programada para ocorrer na América do Sul, seguindo rodízio realizado pela Fifa entre as confederações continentais. Outros países da região chegaram a demonstrar interesse em sediar o evento, mas fecharam apoio à candidatura brasileira.

SAIBA MAIS: Preparativos para a Copa de 2014

O Brasil foi considerado pela comissão de inspeção da Fifa como "a escolha apropriada a sediar a Copa do Mundo de 2014", tendo mostrado "potencial para ser mais do que capaz de realizar uma Copa do Mundo excepcional", de acordo com relatório divulgado na semana passada. Veja alguns dados da proposta brasileira e como os avaliadores da Fifa vêem o país sete anos antes da realização do Mundial:

INTERESSE DO GOVERNO: Muito alto. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e mais 12 governadores foram a Zurique (Suíça) para acompanhar o anúncio da Fifa desta terça-feira.

ORÇAMENTO: A CBF e o governo não informam a previsão orçamentária para o evento, mas de acordo com a Fifa os valores apresentados inicialmente para a Copa do Mundo de 2014 e a Copa das Confederações do ano anterior estão dentro do exigido

INGRESSOS: 3,7 milhões de assentos serão disponibilizados, sendo pouco mais de 3 milhões a venda para os torcedores.

ACOMODAÇÃO: A Fifa exige um mínimo de 55.000 quartos de hotel divididos entre todas as cidades-sede da Copa do Mundo e considera o Brasil capaz de atender essa exigência, mas pede o apoio do comitê organizador e do governo para garantir que não haja falta de quartos durante a competição.

TRANSPORTE: As 18 cidades postulantes tem aeroportos considerados bons pela Fifa e tanto as rodovias como vias municipais foram consideradas adequadas em 12 das 18 cidades. As seis cidades que tiveram o transporte interno considerado "sem condições adequadas" são: Campo Grande, Cuiabá, Florianópolis, Maceió, Natal e Rio Branco.

ESTÁDIOS: Nenhum estádio brasileiro está atualmente em condição de realizar jogos de Copa do Mundo, e a Fifa afirmou que terá de prestar atenção especial ao cumprimento dos projetos apresentados pelas 18 cidades postulantes a serem sedes do Mundial. Serão escolhidas de 10 a 12 estádios.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo