Nascimento de Luiz Gonzaga representa a criação do forró pernambucano que encanta aos brasileiros
O Brasil celebra, neste sábado, 13, o Dia Nacional do Forró. Criado no Nordeste e popularizado por nomes como Luiz Gonzaga, o ritmo ultrapassou fronteiras regionais e se consolidou como uma das expressões musicais mais populares do país.
Há quem diga que Sergipe é o país do forró. O ritmo surgiu com o saudoso Luiz Gonzaga, nascido no dia 13 de dezembro de 1912, no interior de Pernambuco.
“A data do nascimento do Luiz Gonzaga é muito importante pra gente entender essa oficialização do forró, de um arrasta pé para uma manifestação da cultura brasileira, da MPB brasileira. Então ele popularizou uma festança que era do povo”, disse o professor e historiador, Luiz Cruz.
Santana Baião tem 20 anos de carreira musical. Comemorar o forró considerado patrimônio cultural brasileiro é motivo de orgulho. “Para mim é uma honra dizer que subo no palco, levou o gibão, levou o chapéu de couro e canta a cultura verdadeira, o forró verdadeiro de Gonzaga. Esse forró que ele deixou sem cobrar nada. Um forró maravilhoso, aonde as pessoas tocam o zabumba, o triângulo, a sanfona e todo turista dança”, se alegrou o artista, Santana Baião da Penha.
O ritmo ultrapassa o tempo e segue embalando histórias, tradições e a identidade nordestina. Inclusive no artesanato. Nesta loja no centro de Aracaju, os itens que remetem aos símbolos do forró são bastante procurados. “O chapéu, é a sandália, chapéu de lampião, o Gonzaguinha que eu tô usando. Chapéu de couro, vem logo atrás de chapeuzinho de couro. Quando chega aqui os turistas se encantam, coloca na cabeça, já começa a chamegar e aí vai embora. Só alegria. Porque o forró nordestino, a nossa cultura é muito linda, muita, muita riqueza envolvida nisso”, afirmou a empresária, Elizabete Vieira.
“E como o nordestino é um ser migrante, retirante, ele levou para São Paulo, pro Rio, pra Amazônia. Então, embora seja uma manifestação genuinamente nordestina, o forró hoje é praticamente de todo o Brasil”, completou Luiz.


