Bispos representantes dos países de língua portuguesa reúnem-se até terça-feira em Aparecida
Da redação, com agências
O Seminário Bom Jesus, em Aparecida (SP), recebe, a partir desta sexta-feira, 23, o 12º Encontro de Bispos Lusófonos (de Língua portuguesa).
Até terça-feira, 27, os bispos irão refletir sobre a Encíclica ecológica do Papa Francisco, ‘Laudato Si’ (Louvado Sejas), com suas implicações na ação da Igreja Católica. Outros assuntos na pauta do evento são “a Igreja e a Família” e as formas de “fortalecer e institucionalizar estes encontros”.
Além dos bispos brasileiros, irão participar do encontro representantes do episcopado de Portugal, Moçambique, Cabo Verde, Angola, Guiné, São Tomé e Príncipe, Timor-Leste e Macau.
No domingo, 25, os participantes irão concelebrar uma Missa, às 8h, no Santuário Nacional. A Celebração será presidida pelo Arcebispo de Aparecida, Cardeal Raymundo Damasceno Assis.
Antes do Brasil, o encontro de bispos lusófonos ocorreu na Angola. Na ocasião foram debatidos temas referentes a comunhão eclesial, o papel transformador do Evangelho na sociedade, à luz da Evangelii Gaudium. O Brasil esteve representado pelo Arcebispo de Aparecida, Cardeal Raymundo Damasceno Assis e bispo auxiliar de Brasília e secretário da CNBB, Dom Leonardo Ulrich.
O primeiro encontro foi realizado em 1996 em Fátima, Portugal. Saiba mais sobre os encontros anteriores no site da Fundação Fé e Cooperação (FEC), organização católica que acompanha esses eventos.