Santa Missa

Bispos jubilandos são homenageados na Assembleia da CNBB

A Missa desta terça-feira, 11, na 48ª Assembleia da CNBB, foi em homenagem aos bispos jubilandos. Presidiu a Celebração Eucarística o Bispo Emérito de Floriano (PI), Dom Augusto Alves da Rocha, que completa 50 anos de ordenação sacerdotal, e concelebraram o Bispo de Petrolina (PE), Dom Paulo Cardoso da Silva, que completa 25 anos de ordenação episcopal e o Bispo de Janaúba (MG), Dom José Ronaldo Ribeiro, que completa 25 anos de ordenação presbiteral. Neste ano, 51 bispos celebram o jubileu de ordenação presbiteral ou episcopal.

Dom Augusto destacou a vitória da graça de Deus na vida dos bispos jubilandos e afirmou que “continuamos a celebrar a Páscoa do Senhor, pois no mistério da nossa fé, ela será eternamente a fonte inspiradora de nossas vidas”.

Ouça homilia na íntegra

.: Leia homilia na íntegra
:: Veja fotos no Flickr

O prelado refletiu sobre a primeira leitura de hoje: Atos dos Apóstolos 16, 22-34, na qual encontramos Paulo e Silas, humanamente, derrotados na prisão, “mas os apóstolos não perderam o foco pascal e animaram o carcereiro a uma conversão”. E salientou que os bispos têm “um coração agradecido pelo chamado ao ministério episcopal e por terem contribuído, ainda que pouco, para o crescimento do Reino de Deus”.

No Evangelho de São João 16,5-11, Dom Augusto observa que São João “focaliza a presença do Espírito Santo como determinante para a atuação dos apóstolos”. Explicando que “a Igreja, antes de tudo, é guiada pelo Espírito Santo e Ele será sempre o inspirador de tudo. Só assim a Igreja mostrará sua divindade”.

“Deus não nos permite cair nas tristezas, mesmo com os desafios do dia a dia, (…) Ele sempre nos conforta e anima no pastoreio”, recordou.

O presidente da Celebração Eucarística concluiu afirmando que “somos apenas ‘meros instrumentos’ nas mãos do Senhor, aí encontra-se nossa força. A certeza de que somos servos nos estimula a buscar refúgio e consolo no Senhor. Que nosso espírito de fraternidade e comunhão nos acompanhe e fortaleça e nos permita ajudar na santificação do povo brasileiro a nós confiado”.

Leia mais:

.: Resumo dos trabalhos da primeira semana da Assembleia da CNBB

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo