Sessão solene

Bispos homenageiam Dom Helder em sessão solene

Em sessão solene da Assembleia da CNBB, na noite desta segunda-feira, 27, os bispos homenagearam um dos fundadores da CNBB, Dom Helder Câmara.

“Dom Helder Câmara contribuiu de maneira decisiva para a renovação da Igreja no Brasil”. Com estas palavras, o presidente da CNBB, Dom Geraldo Lyrio Rocha, iniciou a homenagem e destacou as atividades exercidas por Dom Helder.

O bispo foi membro de mais de 40 entidades internacionais, publicou 20 livros, recebeu cerca de 30 títulos de cidadão honorário e 30 universidades, de diversos países, lhe deram o título de Doutro Honoris causa. O titulo é atribuído às personalidades que se distinguiram pelo saber ou pela atuação em prol das artes, ciências, filosofia, letras ou do melhor entendimento entre os povos.

A Conferência Episcopal Latino-americana (CELAM) também teve Dom Helder como um dos idealizadores. De acordo com o Bispo de Caruaru (PE), Dom Bernardino Marchió, seu testemunho de vida pode ser luz para muitos bispos.

A homenagem prosseguiu com homenagens de amigos pessoais, ao som da Orquestra Sinfônica de Campinas, de São Paulo. As homenagens também estão pelos muros da casa de retiros, com uma exposição que recorda a vida de Dom Helder.

Os diversos painéis exibem, por exemplo, sua participação no Concílio Vaticano II, os encontros com os papas e com os seus preferidos, os pobres.

Leia mais:
.: Tudo que foi publicado sobre Dom Helder
.: Cobertura completa da Assembleia dos Bispos

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo