Amor e fidelidade à Igreja

Bispos falam do legado deixado por Dom Eugênio Sales

O Cardeal Eugênio de Araújo Sales, arcebispo emérito do Rio de Janeiro, marcou a Igreja no Brasil e no mundo deixando grandes contribuições que se perpetuam na atuação pastoral e espiritual da Igreja. Sua trajetória de vida deu bons frutos, disse, em nota, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) nessa terça-feira, 10.

Alguns bispos brasileiros expressaram seu pesar pela morte de Dom Eugênio, ocorrida na noite dessa segunda-feira, 9. Confira:

Dom João Braz de Aviz, único cardeal brasileiro na Cúria Romana, atual Prefeito da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica, recorda Dom Eugênio Sales como uma "coluna sólida" da Igreja.

"Ele foi sempre uma espécie de fiel da balança, ajudando a CNBB com o que escreveu e ensinou, chamando-nos profundamente para o sentido do mistério da Igreja. Foi sempre uma pessoa muito atenta à unidade da Igreja no Brasil com Roma", disse.

Acesse
.: No céu, espero retribuir toda gratidão recebida, diz Dom Eugênio
.: Trajetória de Dom Eugênio deu bons frutos para a Igreja, diz CNBB
.: Dom Eugênio foi autêntica testemunha do Evangelho, diz Papa
.: Todas as notícias sobre Dom Eugênio Sales

O presidente da CNBB, Cardeal Raymundo Damasceno Assis, destacou as contribuições de Dom Eugênio para a Igreja no Brasil e, de maneira especial, à Arquidiocese de Aparecida (SP). "Grande devoto de Nossa Senhora Aparecida, Dom Eugênio foi membro por vários anos  da Comissão Pró-Santuário Nacional. Iniciou e incentivou a Romaria anual da Arquidiocese do Rio de Janeiro ao Santuário de Aparecida, que continua até hoje e se tornou a maior romaria diocesana no Brasil", destacou.

Para o Arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani João Tempesta, a morte de Dom Eugênio é um fato triste para todos nós, mas, ao mesmo tempo, ao olhar para a vida do cardeal é possível reconhecê-lo como um homem de Igreja, que seguiu a Jesus Cristo e, por isso mesmo, trabalhou na evangelização e se preocupou com o próximo.

"Dom Eugênio deixa um grande legado de vida, nos seus quase 92 anos, justamente pela sua presença significativa na Igreja e no Brasil […] ele foi alguém que nunca deixou a fidelidade e o amor à Santa Igreja e ao Santo Padre, alguém que soube viver o Concílio Vaticano II dando continuidade àquilo que a Igreja sempre ensinou, porém, adaptando aos tempos, sabendo transformar sua ação de Cardeal, de Arcebispo, de homem de Deus para o bem do povo, levando até o fim sua missão", afirmou Dom Orani.

O Arcebispo de São Paulo, Cardeal Odilo Pedro Scherer, recorda Dom Eugênio como “um Pastor que amou profundamente a Cristo e sua Igreja e, por ela, se dedicou inteiramente. Seu testemunho de homem da Igreja também marcou profundamente a Igreja no Brasil”.

O Primaz do Brasil e Arcebispo de Salvador, Dom Murilo S.R. Krieger, pede a todos os fiéis que elevem preces a Deus pelo seu descanso eterno, afirmando que o Arcebispado rende seu tributo de gratidão àquele “que aqui trabalhou e que tanto amou esta terra e esta gente".

O Arcebispo de Natal, Dom Jaime Vieira Rocha, ressalta o legado inesgotável de Dom Eugênio, “servidor da Justiça, comprometido com a promoção e defesa da dignidade da pessoa humana, especialmente, dos mais necessitados e excluídos”.

O corpo de Dom Eugênio será sepultado nesta quarta-feira, 11, após a Missa das Exéquias, às 15h, na Catedral São Sebastião no Rio de Janeiro. A celebração será transmitida ao vivo pela TV Canção Nova.

Assista biografia de Dom Eugênio Sales


        

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo