Desafios das metrópoles

Bispos do RJ e SP refletem a evangelização nas grandes cidades

As arquidioceses do Rio de Janeiro e de São Paulo estão unidas em oração e em busca de estratégias comuns para a ação pastoral nas metrópoles. Nesta terça-feira, 29, o Arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani Tempesta e de São Paulo, Dom Odilo Pedro Scherer, juntamente com todos os bispos dos Regionais Leste 1 da CNBB (Rio de Janeiro) e Sul 1 da CNBB (São Paulo), estarão reunidos no Centro de Formação Sagrada Família, do Convento das Irmãs de Madre Paulina, no bairro do Ipiranga, em São Paulo.

O dia começou com orações, seguidas de reuniões e terminará com a celebração da Missa no túmulo de Madre Paulina. A iniciativa foi do Arcebispo do Rio de Janeiro. Dom Orani propôs a Dom Odilo reunir as duas arquidioceses para iniciar uma reflexão sobre as ações pastorais e as organizações necessárias para ação evangelizadora da Igreja nas grandes metrópoles. O Arcebispo de São Paulo aceitou prontamente a sugestão.

“A ideia é que com o amadurecimento da iniciativa, esta possa crescer e atrair outras dioceses com o mesmo perfil”, disse Dom Odilo.

Nas grandes metrópoles os maiores desafios estão relacionados com a complexidade social, cultural, econômica, emocional e espiritual das cidades. Por isso, juntos, os bispos do Rio de Janeiro e de São Paulo rezarão, debaterão e buscarão descobrir novas formas de presença da Igreja neste contexto.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo