No próximo período, de 04 a 13 de novembro, arcebispos e bispos do Regional Sul 2 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), que abrange o Estado do Paraná, estarão em Roma para a visita "Ad Limina Apostolorum". O Regional Sul 2 será o penúltimo dos 17 regionais da CNBB a realizar essa visita.
A comitiva que viajará a Roma será composta por 23 bispos: 21 do estado do Paraná e dois do estado de São Paulo, que pertenciam ao Regional Sul 2. No encontro, os bispos apresentarão um relatório sobre o estado pastoral das suas dioceses e ouvirão a apreciação e os conselhos do Papa sobre elas. A viagem será marcada também por várias reuniões nos dicastérios do Vaticano: Congregações, Pontifícios Conselhos e Tribunais.
Segundo o secretário executivo da Regional Sul 2, padre Carlos Alberto Chiquim, o início da visita acontecerá no dia 4 de novembro quando os bispos serão recebidos pela Comissão para a América Latina (CAL) e pela Congregação para os Institutos de Vida Consagrada. Em seguida será realizada a Celebração Eucarística na Basílica Santa Maria Maior, presidida pelo Arcebispo de Maringá, Dom Anuar Battisti.
No sexta-feira, 5 , pela manhã, a celebração eucarística será realizada na Basílica São Pedro, no altar do sepulcro de São Pedro, pelo Arcebispo de Curitiba, Dom Moacyr José Vitti. Logo após, os visitantes serão recebidos no Tribunal da Assinatura Apostólica e pelos Pontifícios Conselhos para os Leigos e para a Família. Já no sábado, 6 os bispos visitarão a Congregação para o Culto Divino.
As atividades continuam na segunda-feira, 8, com visita dos prelados paranaenses à Congregação para os Bispos e o Pontifício Conselho para a Saúde. No mesmo dia, o Arcebispo de Londrina, Dom Orlando Brandes preside mais uma celebração eucarística, dessa vez, na Basílica São Paulo Fora dos Muros.
Na terça-feira, 9 , os bispos serão recebidos pelas Congregações para o Clero e Doutrina da Fé e pelo Pontifício Conselho para a Justiça e a Paz, e na quarta-feira, 10, pela Congregação para a Educação Católica e o Pontifício Conselho das Comunicações Sociais. Na quinta-feira, 11, o Arcebispo de Cascavel, Dom Mauro Aparecido celebrará a Santa Missa, na Basílica São João de Latrão.
Conforme o secretário do Regional Sul 2, em cada dicastério, um dos bispos fará a saudação inicial, seguida de um diálogo para aprofundamento de tema específico ou esclarecimentos sobre algum aspecto apresentado nos relatórios de cada diocese.
Em uma declaração sobre a visita Ad Limina Apostolorum, o Arcebispo de Maringá afirmou que se trata de uma "viagem a trabalho", com a finalidade de estabelecer laços de comunhão e de diálogo com os cardeais e com o Papa, para reforçar o fato de que a Igreja do Paraná não está isolada da Igreja Universal. "A visita tem um sentido profundo de peregrinação e comunhão, onde temos a obrigação de celebrar Missa na Basílica de São Pedro e nas Basílicas do Papa, também chamadas de Basílicas Maiores", salientou.
Siga o Canção Nova Notícias no twitter.com/cnnoticias
Conteúdo acessível também pelo iPhone – iphone.cancaonova.com