No Rio de Janeiro

Bispos do Brasil participam de curso sobre o Vaticano II

Mais de 100 bispos de todo o Brasil participarão de curso com o tema “50 anos após o Concílio Vaticano II – Liturgia, Missões e Leigos”. O encontro que é realizado pela Arquidiocese do Rio de Janeiro, acontecerá entre os dias 4 e 8 de fevereiro, no Centro de Estudos e Formação do Sumaré (RJ).

Entre os palestrantes, estão: o presidente do Pontifício Conselho para os Leigos, Cardeal Stanislaw Rylko; o prefeito da Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos, Cardeal Antônio Cañizares; Dom Antônio Staglianò, bispo de Noto (Itália) e colaborador de Dom Rino Fisichella (presidente do Pontifício Conselho para a Promoção da Nova Evangelização”; e Ana Cristina Villa Betancourt, membro do Pontifício Conselho para os Leigos, responsável pela seção dedicada à mulher.

O bispo auxiliar emérito do Rio, Dom Karl Josef Romer, relembra que o Curso dos Bispos foi fundado pelo então arcebispo do Rio, Dom Eugênio Sales, em 1990, e teve como primeiro palestrante o Cardeal Joseph Ratzinger, hoje Papa Bento XVI.

Dom Romer explica que, pelo terceiro ano consecutivo, será abordada a temática sobre os 50 anos do Concílio Vaticano II. Os temas são: Cinqüenta anos após o início do Concílio Vaticano II; Liturgia: a herança do Concílio; As questões preponderantes entre ciência e fé hoje; as interpretações oferecidas por “Fides et Ratio”; A mulher no plano de Deus e diante das investidas de um feminismo destrutivo. Desafios e potencialidades após João Paulo II.

“São temas que abordam o futuro da Igreja, o dinamismo da nossa fé cristã, a beleza e a interioridade da Igreja que se abastece constantemente da fé em Jesus Cristo. A partir deste reabastecer-se em Cristo, a Igreja se torna bela, dinâmica e pode estar presente em todas as situações”, afirmou Dom Romer.

 

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo