Reunião do Consep

Bispos discutem rolezinhos e situação carcerária no país

Bispos do Consep estão reunidos, em Brasília, até domingo, 9, para analisar temas como a política migratória, os ‘rolezinhos’, a reforma política e a situação carcerária no Brasil

Da Redação, com CNBB

Bispos discutem Rolezinhos e Situação Carcerária no PaísA primeira reunião do ano do Conselho Episcopal Pastoral (Consep), que acontece em Brasília (DF), até domingo, 9, irá tratar, entre outros assuntos, da situação carcerária do país e o fenômeno dos ‘rolezinhos’.

Na ocasião, os bispos tratam dos preparativos para a 52ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), que se realizará de 30 de abril a 9 de maio e terá como tema prioritário o papel do leigo na Igreja.

Na abertura da reunião do Consep, nesta terça-feira, 4, o secretário-geral da CNBB, Dom Leonardo Ulrich Steiner, deu boas-vindas aos novos assessores. Já o assessor da Comissão Brasileira Justiça e Paz (CBJP), Pedro Gontijo, apresentou a análise de conjuntura do Brasil e do mundo, que entre outras questões,  abordou a situação carcerária no país, a política migratória, a reforma política, os conflitos indígenas em Humaitá e as manifestações coletivas denominadas ‘rolezinhos’.

A análise, que estará disponível no site da CNBB, é preparada por uma equipe de assessores e apresentada aos bispos para um momento de reflexão e debate sobre a realidade.

Segundo o Presidente da CNBB, Cardeal Raymundo Damasceno Assis, Arcebispo de Aparecida, o Brasil está vivendo um ano muito especial marcado pela Copa do Mundo e eleições. Porém, há muitos desafios, sobretudo no que se refere “à questão dos valores que são esvaziados na sociedade, a exemplo da corrupção, da injustiça social e da violência”.

O Consep é composto pela presidência da CNBB e pelos presidentes das doze comissões episcopais da Conferência. Também participam do encontro assessores das respectivas comissões e representantes de organismos vinculados à instituição.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo