Belo Horizonte

Bispo pede auxílio em favor das vítimas das chuvas no estado

O bispo auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte, Dom Décio Zandonade faz um apelo de solidariedade a toda a população em favor das vítimas da chuva que assolaram o estado e, em especial, a Região Metropolitana de Belo Horizonte, matando dezenas de pessoas. Ele se reuniu com padres de várias paróquias e ficou definido o reforço no engajamento da Igreja Católica na campanha de solidariedade.

A Arquidiocese, como acontece todos os anos, já participa da Campanha BH Solidária, desenvolvida pela prefeitura de Belo Horizonte, em prol de vítimas das enchentes. Diante da gravidade da situação de centenas de pessoas, provocada pela chuva dos últimos dias, o apelo da Arquidiocese é para que toda paróquia se torne um centro de acolhimento e distribuição de alimentos e materiais para os desabrigados das chuvas.

O Bispo Auxiliar de Belo Horizonte, Dom Décio Zandonade, lembrou que a Arquidiocese já desenvolve, em parceria com o poder público, projetos que prevêem o acesso à moradia a pessoas carentes, através da Asa Ação Social Arquidiocesana. A entidade trabalha com grupos de sem casa, e, através da capacitação e do esclarecimento, busca financiamento para projetos habitacionais, em geral, construídos em regime de mutirão. Para doar roupas, alimentos, colchões, eletrodomésticos basta procurar a sua paróquia, batalhões da polícia, corpo de Bombeiros e Defesa Civil.

E o apelo de solidariedade já está sendo atendido pelas paróquias grupos e movimentos da Arquidiocese de Belo Horizonte. Na Paróquia Nossa Senhora de Fátima, no Bairro Santo Agostinho, a Cáritas paroquial iniciou uma campanha de arrecadação no sábado, dia 19 de janeiro. Segundo a diretora da entidade, Maria Antônia Magda Pereira da Silva, já foram doados 200 quilos de alimentos, duas mil peças de roupa, 50 pares de sapato, quase cem litros de leite, 150 peças de roupa de cama, 9 colchões. Todo material será recolhido pela Prefeitura de Belo Horizonte, que ficará encarregada de distribuir às famílias necessitadas, nos abrigos.

Quem quiser colaborar pode encaminhar as doações para a Paróquia Nossa Senhora de Fátima, na praça da assembléia. A população também mostra a solidariedade, segundo o que foi divulgado pela Paróquia Nossa Senhora Medianeira e Santa Luzia, que abrange a região do Taquaril, Fazendinha, Saudade e Paraíso, todas regiões afetadas pela chuva. O trabalho tem a parceria da Sociedade São Vicente de Paulo.

Segundo o coordenador da campanha de doação, José Geraldo Francisco, já foi recolhida mais de uma tonelada de roupas. A prioridade agora será o recolhimento de alimentos não perecíveis. Quem quiser colaborar pode encaminhar as doações para a Rua Dialojita, número 286, no Bairro Santa Efigênia. Informações pelo telefone: (0xx-31) 3463- -1470

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo