Peregrinação

Bispo e sacerdotes viajam 36h para visitar CN e Aparecida

Viajar 36 horas de ônibus para visitar o Santuário de Aparecida, a terra de Frei Galvão e a Canção Nova, no Vale do Paraíba, interior de São Paulo. Esse foi o roteiro de viagem de um grupo de 35 padres da diocese de Ilhéus (BA), que acompanhados por seu bispo diocesano, Dom Mauro Montagnoli, realizaram seu primeiro retiro itinerante, escolhendo a comemoração do dia do padre – celebrado nesta quarta-feira, 4, dia de São João Maria Vianney (Cura D'Ars) -, para encerrar as atividades do Ano Sacerdotal na diocese.

O grupo chegou na tarde desta terça-feira à Canção Nova, onde concelebraram uma Missa presidida por Dom Mauro. De acordo com o bispo, o retiro itinerante surgiu como uma resposta dos presbíteros da diocese ao pedido do Papa Bento XVI de que, no ano sacerdotal, se buscasse "reavivar o espírito sacerdotal na Igreja, com o fortalecimento dos ministros ordenados e o despertar de novas vocações".

E complementa: "enfrentar uma distância dessa para realizar a peregrinação, em tão pouco tempo, mostra o interesse de todos [os presbíteros] em vivenciar mais essa missão".

Dom Mauro recordou que o Ano Sacerdotal foi instituído tendo São Cura D'Ars como "farol" e que, apesar dele ter vivido há 150 anos, seu exemplo continua sendo muito atual, como "modelo de padre zeloso, generoso e fiel", que "deu sua vida pelas suas ovelhas, especialmente, através do aconselhamento e do sacramento da penitência".  

O responsável pelos presbíteros da diocese, padre Aldemiro Senna, falou da alegria dos sacerdotes por esta visita. "É um motivo de muita alegria pelo fato da gente poder acompanhar a Canção Nova sempre e eu, pela primeira vez, estou vindo aqui. É uma alegria, sobretudo, por ter nossa diocese reunida aqui, pelo seu presbitério".

O Retiro Itinerante começou na estrada explicou o responsável pelo retiro, padre Gilberto Antonio dos Reis. O sacerdote disse que a viagem iniciou às 5h30 desta segunda-feira, e durante as várias horas de ônibus, os presbíteros vivenciaram momentos de oração, reflexão, silêncio e partilhas. O momento ápice, no entanto, é a visita ao Circuito Turístico Religioso do Vale do Paraíba que, durará apenas dois dias, pois já na noite desta quarta-feira, os sacerdotes retomam a viagem de regresso.

Siga o Canção Nova Notícias no twitter.com/cnnoticias
Conteúdo acessível também pelo iPhone –
iphone.cancaonova.com

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo