O Papa Bento XVI, acolhendo a solicitação de Dom Geraldo Vieira Gusmão, de poder contar com a colaboração de um auxiliar, nomeou bispo coadjutor da diocese de Porto Nacional (TO), o reverendo Monsenhor Romualdo Matias Kujawski.
Mons. Romualdo, do clero da diocese de Poznań (Polônia), fidei donum na arquidiocese de Palmas é, atualmente, Vigário Geral para a administração e Reitor do Seminário Interdiocesano do Divino Espírito Santo da Arquidiocese de Palmas. Sua ordenação como bispo será no dia 15 de agosto deste ano, juntamente com Mons. Felipe, nomeado bispo para Miracema (TO).
Segundo o Arcebispo de Palmas, Dom Alberto Taveira Corrêa, a ocasião "é um grande privilégio, pois esta é a primeira vez que serão ordenados bispos no Tocantins, e serão dois de uma só vez".
Referindo-se à nomeação de hoje, Dom Alberto recordou que a diocese de Porto Nacional é a diocese Mãe da Província Eclesiástica de Palmas, e esta nomeação se trata de "uma resposta da Igreja às nossas necessidades das dioceses desta região e ao mesmo tempo uma generosidade muito grande de Deus com a nossa Arquidiocese de Palmas".
Mons. Romualdo, após ordenado bispo, tomará posse da Diocese no dia 30 de agosto, às 9 horas. E a posse de Mons. Felipe, na Diocese de Miracema, acontece no dia 17 de agosto, no mesmo horário.
A nomeação foi publicada oficialmente hoje no jornal L'Osservatore Romano.