Nomeação

Bento XVI faz novas nomeações para o Brasil

Nesta quarta-feira, 28, o Papa Bento XVI anunciou a nomeação de três novos bispos para o Brasil. São eles: Dom Gil Antônio Moreira, atualmente bispo diocesano de Jundiaí (SP) que assume a arquidiocese de Juiz de Fora (MG), em substituição a Dom Eurico dos Santos Veloso, 75, que pediu renúncia e foi atendido, conforme o conforme o Cânon 401 § 1º, do Código de Direito Canônico.

Frei Bernardo Johannes Bahlmann (OFM), que assume a prelazia de óbidos (PA) em substituição a Dom Martinho Lammers (OFM), que solicitou sua renúncia antes de completar os 75 anos, conforme o Cânon 401 § 2º; e Padre José Valmor César Teixeira (SDB) que substituirá Dom Francisco Batistela (CSSR) na diocese de Bom Jesus da Lapa (BA), conforme o Cânon 401 § 1º.

Juiz de Fora

O novo arcebispo de Juiz de Fora, Dom Gil Antônio Moreira, é natural Itapecerica (MG). Nascido em 9 de outubro de 1950, Dom Gil foi nomeado bispo em 14 de julho de 1999 e sua ordenação episcopal aconteceu no mesmo ano. Fez filosofia na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Divinópolis (MG), Teologia na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG) e se especializou em história eclesiástica, pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma. Dom Gil também estudou Letras pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Divinópolis, além de estudar Parapsicologia e o curso de formadores de Seminários maiores, em Viamão (RS).

Entre os anos de 1999 e 2004 ele foi bispo auxiliar de São Paulo (SP), responsável pelos Seminários arquidiocesanos de São Paulo; coordenador da equipe de formação dos diáconos permanentes de São Paulo, entre outros. Atuou como bispo de Jundiaí desde 2004.

Óbidos

O frade menor Bernardo Johannes Bahlmann é novo bispo de Óbidos (PA). Nascido em Visbek, diocese de Münster, na Alemanha, aos 10 de dezembro de 1960, ele chegou ao Brasil em agosto de 1983. No ano seguinte entrou no postulantado da Ordem dos Frades Menores em Guaratinguetá (SP). Seu noviciado aconteceu em Rodeio (SC) e sua profissão solene ocorreu no dia 4 de outubro de 1991, em Agudos (SP) e a ordenação diaconal no dia 7 de dezembro de 1995, em Petrópolis (RJ).

Concluiu seus estudos básicos em sua terra natal. Estudou em escola profissionalizante de Economia e Administração, em Wideshausen, Alemanha. Também se formou em Agronomia, em seu país, com estágio na mesma área nos Estados Unidos da América. Durante o ano de 1992 ele fez estágio de formação espiritual no Centro Mariápolis, em Vargem Grande Paulista (SP).

Os estudos filosóficos ocorreram em Campo Grande (PR) entre os anos de 1987 e 1989, no Instituto de Filosofia São Boaventura. A Teologia ele estudou em Petrópolis (RJ) no Instituto Teológico Franciscano de 1993 a 1996.

Frei Bernardo foi formador e professor de Espiritualidade Franciscana, História Geral e Inglês no Seminário Menor Santo Antônio, em Agudos, e visitador geral da Vice-Província franciscana São Benedito da Amazônia, Santarém (PA) de 2001 a 2002.

Entre outras atividades, o frade foi Presidente do Centro Educacional Terra Santa, em Petrópolis (RJ) e membro do Conselho Diretor do Serviço Franciscano de Solidariedade (Sefras) da Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil, em São Paulo. Atualmente ele desenvolve, na Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil, as funções de coordenador do Programa Nacional "Franciscanos pela Eliminação da Hanseníase"; membro do Conselho Gestor Financeiro; coordenador do Departamento de Sustentabilidade e Projetos Sociais e assistente espiritual das Irmãs Franciscanas de Ingolstadt, região brasileira, São Paulo (SP).

Bom Jesus da Lapa

O catarinense Padre José Valmor César Teixeira, natural de Rio do Sul, foi nomeado bispo de Bom Jesus da Lapa (BA). Nascido em 1º de março de 1953, Padre José Valmor fez seus estudos fundamentais no Colégio Dom Bosco de sua cidade natal e o Ensino Médio no Colégio Salesiano São Paulo, em Ascurra (SC). Sua primeira profissão religiosa aconteceu em 31 de janeiro de 1971, professando perpetuamente na Congregação dos Salesianos de dom Bosco, em 31 de janeiro de 1977.

Estudou Filosofia e Estudos Sociais entre os anos de 1971 e 1973 na Faculdade Salesiana de Filosofia, Ciências e Letras de Lorena (SP) e Teologia de 1976 a 1979 no Studium Theologicum (PUC) de Curitiba (PR). Em Porto Alegre (RS) Padre Valmor se especializou em Educação Pela Pontifícia Universidade Católica de 1984 a 1985, e fez Mestrado em História da Igreja, de 1985 a 1987 na Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma.

Em 1980, ele assumiu os estudos do Seminário Salesiano de Filosofia em Santa Rosa (RS). Foi ecônomo do Seminário e encarregado dos estudos e professor universitário de 1981 a 1984. Eleito conselheiro inspecional da Inspetoria Salesiana São Pio X no ano seguinte, no mês de setembro ele viajou a Roma para cursar História Eclesiástica na Pontifícia Universidade Gregoriana.

Na década de 1990, Padre José Valmor foi diretor do Instituto Salesiano de Assistêcia Social, em Curitiba (PR) e professor de História da Igreja na Faculdade de Teologia (Studium Theologicum, além de ser membro do Conselho Inspetorial. Eleito pelos irmãos, em 1996 ele participou do 24º capítulo geral da congregação dos salesianos de dom Bosco, em Roma. Em outubro de 2008 foi nomeado diretor da Casa Salesiana de Viamão (RS).


Conteúdo acessível também pelo iPhone –
iphone.cancaonova.com

 

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo