Renúncia do bispo de São Mateus (Brasil) e nomeação do sucessor
O santo Padre aceitou a renuncia ao governo pastoral da diocese de São Mateus (Brasil), apresentada por S.E. Dom Aldo Gerna. M.C.C.I., em conformidade ao can. 401 § 1 do Código de Direito Canônico.
O Papa nomeou Bispo de São Mateus (Brasil) o Rev.do Zanoni Demettino Castro, do clero da arquidiocese de Vitória da Conquista, até o momento Pároco da Paróquia “São José” em Itapetinga e Administrador diocesano “sede vacante” da mesma arquidiocese.
Rev.do Zanoni Demettino Castro
O Rev.do Zanoni Demettino Castro nasceu em 23 de janeiro de 1962 na cidade de Vitória da Conquista, na homônima arquidiocese do Estado da Bahia. Estudou filosofia no Seminário maior arquidiocesano de Brasília e teologia no Instituto teológico de Ilhéus.
Após a ordenação sacerdotal obteve a licença em Teologia Dogmática na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.
Foi ordenado sacerdote em 28 de dezembro de 1986 e desenvolveu as seguintes atividade: Pároco da Catedral de Vitória da Conquista (1990-1995); Pároco da paróquia “São José" em Itapetinga (desde 1998); Vigário Forâneo (desde 2000); Membro do Colégio dos Consultores e do Conselho Presbiteral (desde 2002); Vigário Geral (2002-2007); Professor de Teologia Dogmática no Instituto de Ilhéus; Professor de Doutrina Social da Igreja no Instituto filosófico de Vitória da Conquista; Presidente da Comissão dos Presbíteros do Regional Nordeste-3 da Conferência Episcopal; participou em Aparecida, como “Convidado”, da V Conferência Geral do Episcopado Latino-americano e em 26 de junho passado foi eleito Administrador Diocesana de Vitória da Conquista, vacante pela transferência de seu Ordinário.