45 anos

Bahia celebra Nossa Senhora da Conceição, padroeira do Estado

Há 45 anos, Nossa Senhora da Conceição da Praia foi considerada padroeira da Bahia pelo Papa Paulo VI

Da redação, com Agência Brasil

Os devotos de Nossa Senhora da Conceição da Praia, na Bahia, participam nesta quinta-feira, 8, de celebrações em homenagem à padroeira do estado, em Salvador e cidades do interior.

Padre Valson Sandes, da Arquidiocese de Salvador, conta que a imagem de Nossa Senhora da Conceição chegou à cidade na mesma embarcação do fundador português, Tomé de Souza, em 1549. A imagem original continua na Basílica, que fica em frente ao mar, na Cidade Baixa. Por isso, convencionou-se o culto a Nossa Senhora da Conceição da Praia.

Inicialmente, uma capela foi construída no local, por ordem do então governador do Brasil, Tomé de Souza. Desde a época, as celebrações à santa já ocorriam, em menor proporção. A Basílica dos dias de hoje passou por várias etapas de construção que duraram, segundo o padre Valson, cerca de 300 anos. Em 1938, foi tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

No dia 8 de dezembro de 1854, o Papa Pio IX proclamou o dogma “da Imaculada Conceição de Maria” e, por isso, a data ficou instituída para as principais celebrações à santa da Igreja Católica. O padre Valson conta que, há 45 anos, Nossa Senhora da Conceição da Praia foi considerada padroeira da Bahia pelo Papa Paulo VI. Como cada município tem autonomia para definir o calendário, algumas cidades, além de Salvador, decretaram feriado no dia de hoje.

Procissão

Um dos pontos altos das homenagens à Nossa Senhora da Conceição da Praia, em Salvador, é a procissão no bairro do Comércio, para a qual o padre Valson estima cerca de 30 mil fiéis.

“O que os fiéis mais pedem, pelo que a gente percebe, é que Nossa Senhora olhe pelas famílias. Percebo muito uma troca de olhar deles com ela, e sempre esse desejo de que ela olhe por nós, pelos nossos filhos, nossos cônjuges, pelo nosso emprego. Vejo sempre essa relação de mãe e filhos, de pedidos com muita fé. As pessoas chegam diante da imagem de Nossa Senhora, olham por ela, se emocionam e pedem pelo bem dos seus familiares”, afirma o padre.

“Eu peço que Nossa Senhora nos ajude, para que a nossa Bahia não passe mais por tanta privação. Que tenhamos mais honestidade, mais empregos e oportunidades. Peço muito a Nossa Senhora que nos ajude e nos leve para o caminho do bem, nos mostrando Jesus, que fez sempre o bem”, acrescenta.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo