No Chile

Autoridades e profissionais debatem sobre Igreja e Cultura Digital

Com o tema “Novos horizontes para a missão continental” teve início nesta segunda-feira, 17, em Santiago do Chile, o 2º Congresso Continental sobre “Igreja e cultura digital”. 

O encontro é promovido pelo Pontifício Conselho para as Comunicações Sociais (PCCS), o Conselho Episcopal Latino Americano (Celam), e a Rede de Informação da Igreja na América Latina (RIIAL), junto com a Conferência Episcopal do Chile e a Pontifícia Universidade do Chile. O presidente do PCCS, Dom Claudio María Celli, também participa do evento.

Leia mais
.: Igreja traz olhar humano à cultura digital, afirma Dom Celli
.: Novas tecnologias deram vida a uma nova cultura, diz Dom Celli

Como é costume nos encontros da RIIAL, chama atenção o grande número de delegados das Conferências Episcopais que participam ativamente do evento. Os participantes são provenientes de diferentes países da América Latina e partilham suas experiências, vivências pastorais e técnicas nas redes sociais.

É preciso destacar também o considerável número de bispos presentes, que refletem o grande interesse da Igreja em debater o tema sobre as mídias sociais que geram novas relações, nova cultura, novo sujeito.

Pela CNBB participam o subsecretário de pastoral padre Francisco Wlock, a assessora da Comissão para a comunicação, irmã Élide Maria Fogolari, e o superintendente do Departamento da Tecnologia da Informação (TI) Canção Nova, Jorge Aparecido Silva. Dom Dimas Lara Barbosa, presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Comunicação e Arcebispo de Campo Grande, chegará ao Chile nesta terça-feira para participar do evento.

Para aprofundar as temáticas foram organizados três diferentes exposições: cultura digital, teologia e pastoral da comunicação e tecnologia da informação e comunicação. O evento acontece na sede da Universidade Católica do Chile e se estende até sexta-feira, 21.

Nos dias 22 e 23 está previsto um encontro com os responsáveis pela RIIAL e a Rede de Informatica da Igreja no Brasil (RIIBRA), que terá lugar na casa de Retiro Francisco de Sales, no município da Florida, em Santiago do Chile. Durante o encontro a RIIAL e a RIIBRA irão avaliar e projetar seus trabalhos para os próximos anos.

O primeiro Congresso da RIIAL aconteceu em Monterrey no México, em 2003, com o tema “Igreja e Informática”.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo