Um ato inter-religioso aconteceu, na manhã desta sexta-feira, 20, em solidariedade aos que sofrem pelo acidente do vôo da TAM 3054, ocorrido no dia 17 de julho. Representantes de diversas religiões e tradições espirituais, como cristãos, hinduístas, budistas, judeus e xamânicos estiveram presentes aos ato, que aconteceu na Avenida Washington Luis, a poucos metros de onde o avião caiu.
Estiveram presentes Dom Odilo Scherer, Arcebispo metropolitano de São Paulo e Dom Pedro Luis Stringhini, Bispo auxiliar da Arquidiocese. Dom Stringhini explicou que a iniciativa do Ato inter-religioso surgiu de forma espontânea, após o pastor Elias da Igreja Presbiteriana ter entrado em contato com os religiosos.
"O ato pode ser um meio de expressar indignação", disse o Bispo, que considera que a crise aérea não deve ser vista de maneira isolada. Segundo ele, "é toda uma crise social. O país precisa que as autoridades priorizem aquilo que é humano, acima de interesses políticos, econômicos e financeiros".
Dom Stringhini disse que a atuação do governo federal no tratamento da crise aérea tem deixado a desejar, e reforçou que "todos esperávamos que o acidente da Gol, ocorrido há 10 meses, fosse servir como grande alerta. No entanto, mais um aconteceu e esperamos que não aconteça outro".
O Bispo explicou que os familiares das vítimas não foram contatados para participarem do ato devido à distância, já que a maior parte das vítimas é do Rio Grande do Sul, e também para não agravar o sofrimento dos parentes, que vivem um momento muito difícil.