ACIDENTES NO NATAL

Atenção com a rede elétrica: como evitar acidentes com luzes de Natal

Inmetro alerta como os brasileiros devem enfeitar suas casa com segurança 

Reportagem de Vanessa Anício e Daniel Camargo

Com a aproximação do Natal, as tradicionais luzes colorem ruas e casas. Mas, junto com a beleza, é preciso redobrar a atenção para evitar acidentes com a rede elétrica.

Magda é apaixonada pelo clima natalino. Todo ano ela transforma a fachada e o jardim com muitas luzes. “Me remete à infância e os natais lá em casa eram movimentados. A gente fazia essa decoração de Natal, todo mundo junto. E eu assim, eu adquiri um um amor pelo Natal muito grande”, lembrou a designer de interiores, Magda Gonçalves. 

E o amor virou parte da profissão. Além de decorar a sua casa, a designer de interiores ajuda outras famílias a enfeitarem seus lares. E uma coisa não pode faltar: iluminação. “Costumo dizer que o arranjo de Natal e a árvore de Natal sem iluminação fica faltando algo e a luz dá aquele aquele calor, aquele aconchego”, ressaltou ela.

Além de deixar tudo bonito para a chegada do Natal, é importante observar detalhes simples, mas que podem evitar acidentes sérios, como choques e curtos circuitos. E as orientações valem tanto para casa quanto para ruas enfeitadas.

“Em primeiro lugar, em relação aos enfeites externos, mantenha uma distância mínima de 1,5 m da rede elétrica e proteja conexões e tomadas contra chuva e vento. Instale os ornamentos fora do alcance de crianças e animais domésticos. Caso a árvore de Natal possua uma iluminação próxima ao chão, recomenda-se criar barreiras físicas, como caixas decorativas para impedir o acesso”, alertou a técnica de Segurança do Trabalho na Cemig, Geziane Calixto.

E nada de cabos desencapados, aparelhos sem certificação do Inmetro ou as famosas gambiarras para ligar vários enfeites em uma tomada só. “Pode provocar sobrecarga e aumentar o risco de acidentes. Verifique também se os enfeites não apresentam desgaste nos cabos, especialmente os mais antigos. Ainda assim, se puder evitar utilizar material antigo, é sempre mais seguro”, reforçou ela.

Com cuidado e planejamento, é possível aproveitar a beleza que o clima natalino traz sem sustos. “Dá para você explorar bastante a beleza, as luzes, as cores do do dos arranjos de Natal, mas mais importante que isso é a segurança”, completou Magda.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo
Skip to content