A Assembléia Legislativa do Estado de Santa Catarina, no último domingo, 18, por intermédio do Deputado Padre Pedro Baldissera, promoveu uma Sessão Solene em homenagem à Campanha da Fraternidade de 2008.
A sessão, que contou com a participação de representantes de pastorais e movimentos da Igreja, foi presidida pelo próprio deputado que elogiou a Igreja Católica pela iniciativa de promover uma Campanha da Fraternidade sobre a vida. Lembrou este um dom de Deus ameaçado pela sociedade.
O Arcebispo Metropolitano de Florianópolis, Dom Murilo Krieger, convidado a ser o orador oficial da noite, começou dizendo que poderia parecer curioso o lema escolhido pela CNBB, para a CF: ‘Escolhe, pois, a vida’ (Dt 30,19). Será que alguém seria capaz de escolher a morte, em lugar da vida? Por incrível que pareça – continuou – a resposta é positiva.
Em seguida, discorreu sobre o valor da vida humana, cujo início coincide com o momento da fecundação, e sobre a necessidade de um verdadeiro mutirão em favor da vida, portanto, contra o aborto. “Enquanto muitos se organizam em associações, com financiamentos internacionais, pelo direito de escolher a morte, o discípulo de Cristo precisa se organizar em defesa da vida, dom de Deus”.
Ao final, o Arcebispo lembrou que a vida é sempre um bem. “Não podemos decidir a partir de nossas próprias intenções o que venha a ser o bem e o mal. A CF 2008 quer nos ensinar que é preciso, antes de tudo, escolher Jesus Cristo como ponto de partida para qualquer decisão. Afinal, Jesus Cristo dá um novo horizonte à vida e, com isso, uma orientação decisiva (cf. Bento XVI, Deus Caritas Est 1)’”.