Itaici

Assembleia da CNBB conclui seus trabalhos

Terminou nesta sexta-feira, 1, a 47ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) que, desde o dia 22, reuniu 330 bispos, na Casa de Retiros Vila Kostka, em Itaici, município de Indaiatuba (SP). Nesta manhã, a presidência da CNBB reuniu a imprensa, no Auditório Rainha dos Apóstolos, e deu por encerrada a assembleia.

Foram dez dias de encontro, nos quais os bispos debateram o tema “Formação presbiteral: diretrizes e desafios”, resultando no documento “Diretrizes da Formação dos Presbíteros da Igreja no Brasil”, aprovado por unanimidade, na quarta-feira, 29, com 267 votos.

O novo documento não será divulgado. Ele se manterá em reserva até que seja encaminhado à Congregação para a Educação Católica, em Roma, para obter a aprovação final. Com pouco mais de 300 parágrafos, o texto foi dividido em três partes e aprovado em sua quarta versão.

Além do tema central, durante estes dias os bispos se ocuparam de assuntos como a Iniciação Cristã, a Missão Continental, a Amazônia, Congresso Eucarístico, algumas notas publicadas e o novo local da assembleia.

Esta foi a última Assembleia dos Bispos realizada em Itaici. Há 24 anos, os bispos se reúnem no local para refletir sobre a Igreja no Brasil, mas o espaço ficou pequeno, diante do aumento do número de bispos. Sendo assim, os bispos votaram, nesta assembleia, e aprovaram a mudança de local.

A partir de 2011, as Assembleias da CNBB passam a acontecer no Santuário Nacional de Aparecida (SP). Apenas no ano que vem, acontecerá em Brasília, devido ao Jubileu de Ouro da cidade.

Leia mais
.: Dom Sérgio antecipa alguns itens do novo documento
.: Para Dom Cláudio, formação espiritual dos padres é fundamental
.: Cobertura completa da Assembleia no wiki.cancaonova.com
.: Todas as notícias sobre a Assembleia

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo