Assembleia da CNBB

Vale a pena ser bispo emérito, é missão concluída, diz Dom Vian

Arcebispo emérito Dom Itamar Vian celebra Missa no terceiro dia da Assembleia da CNBB

Elcka Torres
Da redação

O episcopado brasileiro está reunido, de 6 a 15 de abril, em Aparecida (SP), para participar da 54ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). O terceiro dia de encontro, nesta sexta-feira, 8, teve início com a Santa Missa na Basílica Nacional do Santuário de Aparecida. A celebração foi presidida pelo Arcebispo Emérito Dom Itamar Vian.

Bispos participam da Assembléia CNBB/Foto: Reprodução da TV

Bispos participam da Assembléia CNBB/Foto: Reprodução TVCN

Reflexão das leituras do dia

Ao refletir sobre o Evangelho do dia, o bispo afirmou que a Liturgia da Palavra coloca os cristãos diante do grande discurso de Jesus sobre o Pão da Vida.

“Olhando para aquele povo faminto, Jesus testa a fé de Seus discípulos, dizendo: ‘Como vamos alimentar esse povo?’. Um cristão indiferente ao sofrimento das pessoas não pode ser discípulo missionário de Jesus. Diante de tanta dor e sofrimento, de fome e injustiça social, podemos nos sentir impotentes para fazer a mudança. Cristo, olhando para as multidões e alimentando-as, revela a face de Deus Pai. O sinal da multiplicação dos pães compromete-nos com a fome de nosso povo, que não é somente material, mas também a fome de Deus. A Igreja não pode ser indiferente à fome de seu povo”, destacou o bispo.

Baseado na Primeira leitura, Dom Vian reflete sobre as perseguições sofridas por suas escolhas religiosas. “Os Atos dos Apóstolos nos dizem que os apóstolos sofriam perseguições dos judeus por anunciarem o nome de Jesus, mas isso trazia alegria a eles”.

Ele explicou que Gamaliel, mestre da Lei, deixou um ensinamento: ‘Se esse projeto é de origem humana, é destruído, mas se é de Deus, permanece’.

Segundo o bispo, atualmente, assim como no passado, os cristãos sofrem perseguições por suas escolhas religiosas, por defenderem um mundo que seja a casa de Deus. “Façamos como os discípulos, não deixemos de cessar e interceder pelo povo!”, afirmou.

Bispos eméritos

Dom Vian explicou que o Brasil conta hoje com 167 bispos eméritos. O prelado relatou que muitas lhe pessoas perguntam: “É bom ser um bispo emérito?”. Ele afirmou que ser bispo emérito é repousar na tranquilidade da vida, mas isso não significa viver na ociosidade, sem nada a fazer.

“Nós, bispos eméritos, alimentamos os fiéis com o pão de que necessitam, com fé em sua caminhada, com a justiça em sua exploração, com a graça sacramental em sua espiritualidade. Nós continuamos servindo ao povo de Deus de muitas maneiras: realizando celebrações, curando os doentes, levando a mensagem de Deus, etc. Vale a pena ser bispo emérito, é missão concluída! É bom estar com os irmãos bispos, religiosos de Deus, viver a vida como graça de Deus. Ao invocarmos a intercessão de Nossa Senhora Aparecida, pedimos que rogue por todas as nossas necessidades!”, finalizou Dom Itamar.

Imagem de Nossa Senhora Aparecida

Ao fim da Celebração Eucarística, os bispos das Arquidioceses de Olinda (PE), Fortaleza (CE), Campo Grande (PB) e das Dioceses de Nazaré (PE), Palmeiras do índios (AL) e Mossoró(RN) foram convidados ao presbitério e ganharam uma imagem de Nossa Senhora Aparecida para levar às suas dioceses.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo