CNBB

Dom Jaime fala sobre expectativa em torno da 56ª Assembleia da CNBB

Arcebispo de Porto Alegre explica que texto aprovado nesta reunião será referência para todo o clero no Brasil

Thiago Coutinho, com colaboração de Julia Beck

A 56ª Assembleia Geral dos Bispos atualizará as diretrizes aprovadas em 2010 / Foto: Arquivo CN

Tem início nesta quarta-feira, 10, a 56ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), com o tema “Diretrizes para a Formação de Presbíteros”. O encontro, que será realizado no Centro de Eventos do Santuário Nacional, em Aparecida (SP), termina no dia 20 de abril.

Esta assembleia reunirá os bispos do Brasil (atualmente são 489, sendo 320 ativos e 169 eméritos) e atualizará as diretrizes aprovadas em 2010, quando aconteceu a 48ª edição desta assembleia. “Teremos vários momentos para discutirmos este texto em conjunto, todos os bispos, e este texto, a aprovação final, servirá de referência para os projetos demagógicos e formativos do clero no Brasil”, disse Dom Jaime Spengler, arcebispo de Porto Alegre.

Toda a comunidade católica seguirá as diretrizes que forem aprovadas durante estas duas semanas de reunião. “Cada diocese, cada instituto religioso, cada sociedade de vida apostólica tem a formação de seus presbíteros como caminho de vida, então cada seminário terá como base o texto para a elaboração do seu texto formativo naquela realidade onde se encontra. Certamente será um projeto que exigirá tempo, determinação e um desejo de caminha como igreja seguindo os princípios da comunhão e da participação”, explicou o Dom Jaime, um dos responsáveis pela elaboração do tema central da 56º Assembleia Geral.

O tema desta edição foi escolhido pelo conselho permanente da CNBB durante reunião em 2017. “Este será um processo que exigirá tempo, determinação e um desejo de caminharmos como Igreja, seguindo os princípios da comunhão”, ponderou o religioso.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo