Dom Giovane Pereira de Melo é o primeiro bispo da Diocese de Araguaína (TO), instalada canonicamente no sábado passado, 15
Julia Beck, com colaboração de Mauricéia Silva e Alan Toledo
Da Redação
No sábado passado, 15, a Diocese de Araguaína (TO) foi instalada canonicamente. Presente na 60ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (AG CNBB), o primeiro bispo diocesano de Araguaína, Dom Giovane Pereira de Melo, comentou que está otimista com a nova missão.
O bispo afirmou que a nova diocese já tem muitos desafios. Ele, no entanto, destacou uma vantagem: “eu era bispo da Diocese de Tocantinópolis e um território da Diocese de Araguaína foi desmembrado do território da Diocese de Tocantinópolis. Ou seja, eu conheço a região, os padres, as lideranças. Sei das potencialidades, dos desafios e com quem posso contar”.
Dom Giovane afirmou contar também com a proteção de Deus e de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro – padroeira da nova diocese. Ele também frisou a presença ativa dos cristãos leigos. “Assumem o seu batismo juntamente com os ministros ordenados”, disse.
“Os desafios serão superados com a graça de Deus e a proteção de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. Faço isso com muita alegria, sempre na obediência à Palavra de Deus, à Igreja. Sei que não estou sozinho nessa missão”, concluiu.
Diocese de Araguaína (TO)
Criada no dia 31 de janeiro de 2023, a Diocese de Araguaína (TO) contou no dia de sua instalação canônica com uma missa solene. Ela aconteceu na catedral provisória de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, em Araguaína. Esteve presente o bispo auxiliar de São Sebastião do Rio de Janeiro e secretário-geral da CNBB, Dom Joel Portella Amado.
Desmembrada das dioceses de Tocantinópolis e Miracema do Tocantins, a nova diocese tem uma população estimada de 308.200 habitantes. Seu território é de 35.826,93Km2, distribuídos em 19 munícipios do meio-norte tocantinense.
A diocese de Araguaína conta com 22 paróquias, 18 padres diocesanos, 13 padres religiosos e 8 diáconos permanentes, 12 seminaristas e 15 religiosas.
Os municípios que fazem parte da nova Diocese são: Araguaína, Arapoema, Aragominas, Araguanã, Bandeirantes do Tocantins, Barra do Ouro, Babaçulândia, Carmolândia, Campos Lindos, Filadélfia, Goiatins, Muricilândia, Nova Olinda do Tocantins, Palmeirantes, Pau D’arco, Piraquê, Santa Fé do Araguaia, Xambioá e Wanderlândia.