CNBB

No 3º dia da Assembleia, bispos refletem sobre realidade eclesial do país

Bispos também começam o discernimento sobre as Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil a partir da “Conversa no Espírito”

Da redação, com CNBB

Foto: Daniel Xavier / Canção Nova

Nesta sexta-feira, 12, terceiro dia da 61ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (AG-CNBB), os bispos vão refletir sobre a Análise de Conjuntura Social a ser apresentada pelo bispo de Carolina (MA), coordenador do grupo de Análise de Conjuntura da CNBB, composto por especialistas das pontifícias universidades católicas do Brasil.

Logo cedo, às 7h, os bispos participaram da Missa com Laudes, no Santuário Nacional, presidida pelo arcebispo de Londrina (PR), Dom Geremias Steinmetz. A Missa foi celebrada em memória dos bispos falecidos desde a última assembleia geral, em abril de 2023.

A quarta sessão, com início previsto para às 10h30, será dedicada à Análise de Conjuntura Eclesial, e será apresentada pelo Bispo de Petrópolis (RJ), Dom Joel Amado Portela, membro do Instituto Nacional de Pastoral Padre Alberto Antoniazzi. A última sessão da manhã encerra-se às 12h.

Discernir à luz do Espírito Santo

O destaque da quinta sessão da Assembleia, com previsão de início às 15h15, fica por conta do início da reflexão sobre o tema central: a atualização das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil.

O momento, a ser coordenado pelo arcebispo de Santa Maria (RS), Dom Leomar Antônio Brustolin, adotará o processo de discernimento compreendido como “Conversa no Espírito”. Trata-se de um instrumento para animar o discernimento comunitário conduzido pela ação do Espírito Santo.

O método foi utilizado na etapa Continental do Sínodo sobre a Sinodalidade e também pelos padres sinodais na primeira sessão da XVI Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos que ocorreu de 4 a 29 de outubro de 2023 em Roma.

Os bispos serão distribuídos em 45 mesas sinodais, organizadas como pequenas comunidades, sendo, aproximadamente, 10 prelados em cada uma delas. Cada mesa terá a presença de um bispo facilitador, que conduzirá a vivência da experiência da “Conversa no Espírito” entre os participantes, e será secretariada pelos assessores das Comissões Episcopais da CNBB. Para aprofundar e aprovar o caminho de atualização das diretrizes, o método prevê três rodadas sempre precedidas por um momento de oração e silêncio.

Coletiva de Imprensa

A coletiva desta sexta-feira, 12 de abril, tem início às 10h, na sala de Coletivas de Imprensa no Centro de Evento Pe. Vítor Coelho de Almeida. Participam: Dom Leomar Antônio Brustolin, arcebispo de Santa Maria (RS) e presidente da Comissão do Tema Central da Assembleia; e Dom Francisco Lima, bispo de Carolina (MA), presidente da Comissão de Análise de Conjuntura da CNBB.

Fotos da cobertura da Canção Nova na 61ª Assembleia Geral da CNBB

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo