56ª AGCNBB

Dom Sérgio da Rocha preside Missa de abertura da Assembleia da CNBB

Celebração eucarística no Santuário Nacional dá início à reunião que segue até dia 20 e tem como tema central a formação dos presbíteros

Jéssica Marçal
Da Redação

Dom Sérgio da Rocha (ao microfone) é arcebispo de Brasília e preside a CNBB / Foto: Reprodução TV Canção Nova

Bispos de todo o Brasil já estão reunidos em Aparecida (SP) para a 56ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Iniciando os trabalhos, eles participaram da Missa de abertura no Santuário Nacional nesta quarta-feira, 11, presidida pelo presidente da CNBB, Cardeal Sérgio da Rocha, arcebispo de Brasília (DF).

Acesse
.: Cobertura da 56ª Assembleia Geral da CNBB

A homilia de Dom Sérgio foi perpassada pela alegria do tempo pascal vivido atualmente pela Igreja católica. Ele lembrou que é justamente esse o convite da Igreja nesse tempo litúrgico, bem como o convite do Papa Francisco, que já enfatizou a alegria do Evangelho (na exortação apostólica Evangelii gaudium), a alegria do amor na família (na exortação apostólica Amoris laetitia) e agora incentiva à alegria da santidade, com a exortação apostólica Gaudete et exsultate, sobre a chamada à santidade no mundo atual, documento apresentado na última segunda-feira, 9.

Mas por que alegrar-se em meio aos desafios e sofrimentos da vida? , questionou Dom Sérgio, dando ele mesmo a resposta: “Porque o Senhor ressuscitou, proclama a nossa Igreja, porque a vida venceu a morte, o amor venceu o ódio, a esperança venceu o desânimo, a alegria venceu a tristeza. Por isso nós nos alegramos. Unidos a Cristo e graças a Ele, nós também podemos superar os desafios e caminhar numa vida nova”.

O cardeal reconheceu que há muitos desafios a serem vencidos, mas frisou que, como mostra a leitura dos Atos dos Apóstolos (Primeira Leitura da liturgia de hoje), as dificuldades não devem impedir o anúncio da Palavra de Deus, pelo contrário: exige o testemunho fiel do Evangelho.

“Pela força do Ressuscitado, pela ação do Espírito Santo, os discípulos saíram para anunciar o Evangelho com coragem e esperança como deve acontecer hoje conosco (…) Quem crê em Cristo não desanima, jamais se desespera, permanece fiel, reza, confia e segue adiante na missão. Por isso estamos aqui rezando, por isso necessitamos da oração de todos”.

Dom Sérgio ressaltou ainda na homilia o dom da unidade, da comunhão, expresso de modo especial nesse período de Assembleia Geral da CNBB. Trata-se da necessidade de testemunhar o amor pela Igreja, a unidade com o Papa e com os bispos.

“Eu peço encarecidamente, mais uma vez, a oração da Igreja em todo o Brasil por essa Assembleia Geral que se inicia. Essa celebração eucarística é o primeiro ato da Assembleia, é sinal, recordação de que a Eucaristia é sempre a fonte, o sustento da nossa vida, da nossa missão”.

Programação

Encerrada a Missa de abertura, os bispos seguem para o Centro de Eventos Padre Vítor Coelho de Almeida, onde de 9h10 às 10h será realizada a cerimônia de abertura da 56ª Assembleia Geral.

Diariamente, a rotina dos bispos, até o próximo dia 20, deve ser a Santa Missa, duas sessões de trabalhos pela manhã, intervalo para o almoço, e mais duas sessões de trabalho à tarde. Às 15h, será realizada a coletiva de imprensa, quando três bispos designados pela Presidência da Assembleia irão expor os temas trabalhados durantes as sessões matutinas.

A 56ª Assembleia Geral da CNBB tem como tema central “Diretrizes para a formação dos
Presbíteros da Igreja no Brasil”

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo