Na primeira sessão desta terça-feira, 10, foram apresentadas as Diretrizes para o fomento dos projetos da Adveniat, fundação episcopal alemã que comemora 50 anos de trabalho e tem como missão apoiar a atuação eclesial na América Latina.
Acesse
.: Editoria especial da Assembleia da CNBB
.: Fotos da 49ª Assembleia da CNBB no Flickr
O diretor da Adveniat, monsenhor Bernd Klaschka, e o responsável pelo Departamento Brasil, Norbert Bolte, que vieram da Alemanha para receber as homenagens da CNBB em sessão especial comemorativa na noite de ontem, 9, no subsolo do Santuário Nacional de Aparecida, integraram a mesa para a apresentação das diretrizes.
Norbert Bolte, durante sua fala, sublinhou que a Adveniat “se reserva à promoção de uma vida eclesial apta para o futuro e que atua principalmente através da opção pelos pobres e leva a sério as necessidades das pessoas”.
Bolte também destacou que a Adveniat ao longo desses 50 anos tem se dedicado a “uma evangelização libertadora, o anúncio da mensagem do Reino de Deus no seguimento de Jesus Cristo”.
A seguir, ele elencou as dez diretrizes: apoio a projetos da Igreja Católica na América Latina; apoio a projetos pastorais; à promoção e construção de uma Igreja Solidária; apoio a Igrejas que não têm recursos suficientes para executar seus projetos; possibilitar a Igreja na América Latina viver a opção preferencial pelos pobres, no planejamento, execução e avaliação dos projetos e diálogo com parceiros.