Curso para bispos no RJ

Arquidiocese reúne bispos para falar do Concílio Vaticano II

Curso para Bispos conta com conferencistas diretamente ligados à Santa Sé; diálogo inter-religioso, à luz do Concílio, está entre os temas de estudo

Da Redação, com Arquidiocese do Rio de Janeiro

Começa nesta segunda-feira, 26, e segue até o dia 30 de janeiro a nova edição do Curso para Bispos promovido pela arquidiocese do Rio de Janeiro. Realizado no Centro de Formação do Sumaré, no Rio Comprido, o curso vai abordar temas sobre o Concílio Vaticano II.

De acordo com o coordenador de pastoral, monsenhor Joel Portella Amado, será a última vez que o curso tratará desse tema. “Nos últimos anos, mais exatamente desde 2011, o curso tem percorrido todos os documentos do Concílio, com conferencistas diretamente ligados à Santa Sé ou professores de universidades europeias, com renome no estudo dos temas abordados. Em geral, são sempre três temas e, consequentemente, três conferencistas”, explicou.

O primeiro conferencista deste ano será o prefeito da Congregação para a Causa dos Santos, no Vaticano, Cardeal Angelo Amato. Ele falará sobre diversos aspectos do diálogo inter-religioso e da ação missionária da Igreja.

“Falará sobre a Igreja Católica no mundo de tantas religiões não cristãs que não reconhecem Jesus Cristo. Ele vai descrever o valor positivo que toda religião pode ter em si, para promover a dignidade humana e a abertura da dignidade para o além, ou seja, o absoluto”, explicou o bispo auxiliar emérito Dom Karl Josef Romer, organizador do curso.

O segundo conferencista será o presidente do Pontifício Conselho para as Comunicações Sociais, Dom Claudio Maria Celli. Ele já esteve no curso e agora retorna para aprofundar aspectos ligados aos meios de comunicação social.

“Ele é presidente desse setor do Vaticano e, portanto, o homem mais indicado para nos falar sobre a intenção do Concílio, como também sobre a evolução após o Concílio, que são 50 anos. E como o tema da transmissão da comunicação social de hoje, talvez tenha outras questões e outros problemas”, explicou Dom Romer.

Outro tema é sobre a liberdade religiosa, a ser ministrado por um professor da Universidade de Milão, monsenhor Pierangelo Sequeri. De acordo com Dom Romer, a Santa Sé sempre o convida várias vezes por ano, para colaborar na elaboração de temas doutrinários profundos.

O Curso para os Bispos começou em 1990, quando o Cardeal Ratzinger aceitou o convite de Dom Eugenio Sales e veio presidir o primeiro Curso para os Bispos.

A programação segue um estilo que foi consagrando ao longo de todos esses anos. Em cada dia, acontecem três conferências e um momento de diálogo com os conferencistas, em forma de painel.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo