A arquidiocese de Aparecida publicou uma nota nesta sexta-feira, 20, esclarecendo aspectos referentes à retirada da imagem de Frei Galvão da rotatória na entrada da cidade de Guaratinguetá (SP).
A nota é assinada pelo cardeal arcebispo de Aparecida (SP), Dom Raymundo Damasceno, e pelo bispo auxiliar da arquidiocese, Dom Darci José Nicioli. Eles explicam que a estátua já passou por três locais de Guaratinguetá, mas nenhum deles ofereceu condições seguras de acesso para os devotos.
Em julho, a imagem foi retirada para ser abençoada pelo Papa Francisco em sua visita a Aparecida. O transporte da imagem foi autorizado pela Prefeitura, que também permitiu que a imagem permanecesse no Seminário Bom Jesus, em Aparecida, até sua transferência definitiva para o Santuário Arquidiocesano de Frei Galvão, no Jardim do Vale, em Guaratinguetá.
“Temos a convicção de que o Santuário Arquidiocesano é o local ideal, pois oferece as condições seguras de acesso a todos os romeiros que desejam venerar a imagem”, diz a nota.
Confira abaixo a íntegra da nota:
IMAGEM DE SANTO ANTÔNIO DE SANT’ANNA GALVÃO
Em 1999, a Paróquia Santo Antônio, de Guaratinguetá, fez a encomenda de uma grande imagem de Frei Galvão: uma iniciativa que foi custeada pela Paróquia com recursos dos fiéis e da Irmandade de Frei Galvão. A grande estátua já passou por três locais da cidade de Guaratinguetá, mas nenhum deles ofereceu condições seguras de acesso para os devotos. Ultimamente, no trevo da Rodovia Presidente Dutra, as dificuldades se agravaram, por conta do trânsito intenso, a falta de espaço para a parada dos veículos e o grande risco para os pedestres.
Com a visita do Papa Francisco ao Santuário Nacional, pedi a ele que abençoasse esta imagem. Como não seria possível levar o Papa ao trevo, resolvemos levar a estátua para o Seminário Bom Jesus. A transferência foi autorizada pela Prefeitura, por meio de um decreto que concedeu também a permissão para que a imagem permanecesse no Seminário até a sua transferência definitiva para o Santuário Arquidiocesano de Frei Galvão, em Guaratinguetá, no Jardim do Vale.
O transporte da imagem foi pago pela Arquidiocese de Aparecida. No dia 24 de julho, o Papa Francisco abençoou a imagem. Agora, aguardamos a construção do espaço provisório onde a imagem será colocada, até a construção de um horto, onde será instalada definitivamente. Temos a convicção de que o Santuário Arquidiocesano é o local ideal, pois oferece as condições seguras de acesso a todos os romeiros que desejam venerar a imagem.
Todos os fiéis compreenderão a importância desta iniciativa, que tem como objetivo homenagear o filho mais ilustre de nossa Arquidiocese e o primeiro santo brasileiro, e acolher bem àqueles que veem em Frei Galvão um modelo de fidelidade no seguimento de Jesus.
Deus abençoe a todos, por intercessão de Santo Antônio de Sant’Anna Galvão, apóstolo da caridade e da paz.
Cardeal Raymundo Damasceno Assis
Arcebispo de Aparecida
Dom Darci José Nicioli, CSsR
Bispo-Auxiliar de Aparecida