Fiéis em festa

Arquidiocese do Rio se prepara para acolher Cardeal Orani

Missa de acolhida será nesta terça-feira, 25 de fevereiro

Da Redação, com Arquidiocese do Rio

Arquidiocese do Rio se prepara para acolher o novo cardeal, Dom Orani

Dom Orani foi criado cardeal pelo Papa Francisco no dia 22 de fevereiro / Foto: Arquidiocese do Rio

Fiéis da arquidiocese do Rio de Janeiro preparam-se para acolher, nesta terça-feira, 25, seu arcebispo, Dom Orani João Tempesta, novo cardeal da Igreja. Ele chega à capital fluminense amanhã pela manhã e a Missa de ação de graças será, às 18h, na Catedral de São Sebastião.

A concentração está marcada para as 17h45 na porta da Catedral, onde o novo cardeal será recepcionado pelo governo arquidiocesano: bispos auxiliares, cabido metropolitano e vigários episcopais. Antes da celebração, haverá um momento de meditação mariana.

Todos os segmentos da sociedade foram comunicados sobre o evento e muitos já confirmaram sua adesão. A Federação Islâmica, a comunidade judaica, Igrejas irmãs cristãs e autoridades civis, militares, políticas e consulares já confirmaram que estarão presentes.

No dia 12 de janeiro, fiéis da arquidiocese receberam a notícia da nomeação cardinalícia do arcebispo. A celebração que o criou cardeal foi, no último sábado, 22, no Vaticano, presidida pelo Papa Francisco. Mais 18 prelados de diversos países receberam o título.

Segundo o chefe de gabinete do arcebispo, padre Márcio Sérgio Oliveira de Queiróz, é comum, toda vez que um arcebispo recebe um título, que seja feita uma homenagem de acolhida. Por isso, toda arquidiocese se prepara para participar deste momento celebrativo.

“O Rio de Janeiro foi a primeira sede cardinalícia da América Latina, o que criou uma tradição de termos sempre um arcebispo que venha ser criado cardeal. Podemos ver que, a cada momento em que isso aconteceu, foi razão de grande festa para a Igreja”, afirmou.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo