De 15 a 27 de julho

Arquidiocese do Rio promove ações para celebrar 1 ano da JMJ

JMJ Rio2013 foi realizada de 23 a 28 de julho no Rio de Janeiro e reuniu mais de três milhões de peregrinos de todo o mundo

Da redação, com Assessoria JMJ

Arquidiocese do Rio promove ações para celebrar 1 ano da JMJ

Uma das ações incentiva o envio de fotos ou vídeos pessoais da JMJ Rio2013 / Foto: Facebook Oficial

As comemorações de um ano da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) no Rio de Janeiro serão realizadas de 15 a 27 de julho. A programação transcorre dentro do projeto Memória e Missão da Arquidiocese do Rio de Janeiro, que visa celebrar o primeiro aniversário da JMJ Rio2013, recordando o encontro do Papa Francisco com os jovens e  discernir as ações dos católicos diante dos desafios apresentados atualmente.

Dentro da programação estão catequeses, missões, exposição cultural e peregrinação das réplicas dos símbolos da JMJ (a cruz e o ícone de Nossa Senhora). A grande celebração será realizada no sábado, 26, na Quinta da Boa Vista, a partir das 13h. Neste mesmo local, o Arcebispo do Rio de Janeiro, Cardeal Orani João Tempesta presidirá a Santa Missa às 18h.

No domingo, 27, haverá o lançamento do livro de fotos da JMJ, às 17h30, no auditório do Ed. João Paulo II, 2º andar.

Divulgação

Desde o último dia 18 de junho, as redes sociais foram movimentadas com a hashtag #1anoJMJRio. Os posts no facebook.com/jornadamundialdajuventude motivaram o envio de fotos dos peregrinos e voluntários durante a JMJ.

Outra ação a ser lançada é a Semana Cultural Memória & Missão. Trata-se de uma exposição itinerante, que irá começar no Largo da Carioca e percorrerá vários locais. A inauguração será no dia 15, às 11h30, no Largo da Carioca, com a presença de Dom Orani, bispos auxiliares, vigários episcopais e padres.

Em torno da exposição, as paróquias irão organizar eventos, disponibilizar voluntários para conversar com o público. As paróquias vão fotografar as exposições e postar nas redes sociais usando a hashtag #1anoJMJRio.

Catequeses

O dia 19 de julho será dedicado às catequeses, missões e celebrações. Em vários locais do Rio de Janeiro, a programação neste dia começará 9h com a leitura orante de Mt 25,31-46. E às 9h30min, serão realizadas as catequeses com o tema: Ano da Caridade: motivos e modos de bem vivê-lo em nível pessoal e comunitário.

O tema visa orientar os jovens a dar testemunho de sua fé e esperança. “O mundo de nossos dias tem mostrado sinais de violência, de agressões explícitas ou veladas contra a vida, em especial a vida mais fragilizada. Qual deve ser, então, a resposta dos cristãos? Por que é tão importante a prática da caridade? Qual a importância da caridade atualmente? Num tempo em que o egoísmo atinge até mesmo a dimensão religiosa, o desejo de fazer o bem aos outros deve ser uma das maiores prioridades. Não basta sentir-se amado por Deus. É preciso ajudar os outros a igualmente se sentirem amados por Deus e pelos irmãos”.

A partir das 13h, os jovens iniciam uma atividade missionária, em local a ser escolhido. E às 18h, as atividades serão concluídas com a Celebração Eucarística. Neste dia, na Igreja Nossa Senhora Conceição, em Santa Cruz, haverá a visita das réplicas dos símbolos

Confira programação:

15/07 – terça-feira. Inauguração da Semana Cultural (exposição de fotos) às 11h30, no Largo da Carioca

18/07 – sexta-feira. Bênção das réplicas dos símbolos por Dom Orani Tempesta, às 19h, na Praça da Medalha Milagrosa, Tijuca.

19/07 – sábado. Celebrações, catequeses e missões nos Vicariatos, a partir das 9h.

20 a 25/7 – domingo a sábado, Continuação das celebrações, catequeses e missões nos Vicariatos.

26/7 – sábado, Celebração de ação de graças pela Jornada e compromisso missionário, na Quinta da Boa Vista, a partir de 13h.

27/7 – domingo. Lançamento do livro da JMJ, no auditório do 2º andar do Ed. João Paulo II, às 17h30.

JMJ Rio2013

A JMJ Rio2013 aconteceu de 23 a 28 de julho de 2013 no Rio de Janeiro. Os atos centrais foram na Praia de Copacabana, sendo a Missa de abertura com Dom Orani no dia 23, a acolhida ao Papa Francisco no dia 25, a Via Sacra no dia 26, a Vigília no dia 27 e a Missa de encerramento no dia 28.

Naquela semana, mais de três milhões de peregrinos testemunharam a fé em Jesus Cristo para o mundo todo. A Jornada também realizou catequeses com bispos do mundo inteiro, Festival da Juventude com atrações nacionais e internacionais e Feira Vocacional.

O Papa também visitou o Hospital São Francisco, a comunidade Varginha, abençoou os símbolos Olímpicos no Palácio da Cidade, esteve com a presidente Dilma Rousseff no Palácio Guanabara, encontrou com a sociedade civil no Teatro Municipal, falou para os jovens argentinos na Catedral, rezou o Angelus no Palácio São Joaquim, onde almoçou com 12 jovens, falou para o clero na Catedral e no Sumaré, além de visitar o Santuário de Aparecida.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo