Natal 2011

Arquidiocese de Salvador quer resgatar autêntico espírito natalino

No natal de 2011, a Arquidiocese de Salvador vai presentear a capital baiana com o projeto Salvador, cidade natal do Brasil. A iniciativa visa resgatar o autêntico espírito natalino, centrado na figura do Deus Menino e uma série de ações integra o projeto que acontece nos meses de novembro e dezembro. Serão exposições em shoppings, concursos de presépios, apresentações culturais, arrecadação de alimentos e um show de Pe. Zezinho. A cidade vai ganhar também um presépio monumento, uma estrutura com cinco metros de altura instalada na Avenida Paralela, representando Jesus, Maria e José.

De acordo com o Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, Dom Murilo Krieger, o projeto é o primeiro passo para fortalecer a tradição dos presépios e marcar a capital baiana como a cidade onde se celebra o nascimento de Jesus. “Existem três cidades no mundo que deveriam ser obrigadas a celebrar o Natal: Belém (cidade onde Jesus nasceu), Belém do Pará e Salvador. A nossa cidade traz no nome o sentido da salvação, o centro. Toda a história da salvação está resumida nesta palavra”, afirma.

As atividades do projeto são conduzidas pela Pastoral de Comunicação e devem envolver toda a cidade.”Queremos devolver a Deus Menino a centralidade na festa do Natal. Tenho certeza que, com mais presépio, o Natal será mais feliz" afirma o Pe. Manoel Filho, coordenador da Pastoral de Comunicação.

Atividades

O concurso de presépios será a primeira ação do projeto. Lojas, estabelecimentos comerciais paróquias e escolas de Salvador poderão se inscrever a partir do dia 13 de novembro nas categorias tradicional, regional ou novas mídias. No portal da Arquidiocese: www.arquidiocesesalvador.org.br é possível conferir o regulamento.

Também no mês de novembro, no dia 10 será aberta a exposição Deus Menino. A coletânea com peças do início do século XIX, conta com a curadoria de Sônia Bastos, gerente do Museu Decorativo da Fundação Instituto Feminino da Bahia. Até 06 de janeiro a mostra estará aberta ao público no Shopping Iguatemi.

No dia 28 de novembro, o presépio monumento será inaugurado por Dom Murilo Krieger, na Avenida Paralela. A obra do artista plástico Ivo Gato traz as figuras tradicionais do presépio: Jesus, Maria e José, além dos reis magos e alguns animais. Instalada em um praticável de 1,5m de altura a composição passará de cinco metros e contará com iluminação cênica.

Já no mês de dezembro, apresentações culturais e postos de arrecadação de alimentos tomarão contas da cidade. As paróquias vão movimentar as comunidades para recolher as doações. No dia 03 de dezembro, às 16h, o show de Pe. Zezinho abre as manifestações artísticas do projeto.

A Comunidade Católica Shalom, os Arautos do Evangelho e o Grupo Oração pela Arte (OPA) ao longo de todo o mês de dezembro farão apresentações artísticas, no Dique do Tororó e no Terreiro de Jesus, nas paróquias e comunidades da Arquidiocese.

As mídias sociais também integram o projeto e a hashtag #meunatalémaisfeliz será usada para popularizar a idéia que com Deus Menino as festas de natal são mais autênticas. Além das novidades deste ano, a arquidiocese manterá as tradicionais missas de natal no dia 24 de dezembro, às 20h e no dia 25 de dezembro, às 10h. Ambas com a presidência do Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, Dom Murilo Krieger, na Catedral Basílica, no Terreiro de Jesus.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo