Arquidiocese de Salvador comemora a Festa de Reis

“Como os santos Reis Magos, viemos adorar o senhor”. Com este enfoque a Paróquia Nossa Senhora da Conceição, na arquidiocese de Salvador BA celebra os tradicionais festejos de Reis, entre 3 e 6 de janeiro. No dia 6 haverá, a Missa Solene, às 19 horas, encerrando a programação.

O dia de Reis relembra a trajetória feita até Belém pelos três reis magos Gaspar, Belchior e Baltazar, quando souberam do nascimento do Menino-Jesus. Guiados por uma estrela eles levaram ouro, incenso e mirra, que representam, respectivamente, a realeza, a divindade e a humanidade. Esse gesto dos três pastores se transformou numa festa religiosa, a Folia de Reis, mesclada ao longo dos anos pelos elementos da cultura popular, na qual os grupos devidamente caracterizados com suas indumentárias percorrem ruas e casas rezando e festejando.

A tradição nasceu na Europa e geralmente se comemora entre os dias 24 de dezembro e 6 de janeiro. No Brasil, ela foi difundida pelos jesuítas, como uma das formas de evangelizar os povos nativos. Fazia parte das instruções deles a utilização do canto e da dança durante a montagem do presépio, representação da gruta onde Jesus nasceu.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo