Arquidiocese de Porto Alegre sedia curso sobre a Bíblia

A Escola Superior de Teologia e Espiritualidade Franciscana (ESTEF), de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, com o apoio do Centro Ecumênico de Estudo Bíblico (CEBI), oferecerá o curso "Bíblia: literaturas e espiritualidades. O curso, que tem como meta proporcionar uma leitura global da Sagrada Escritura, se realizará durante o semestre letivo do ano que vem nos meses de março a junho e de agosto a novembro. As inscrições estarão abertas até o dia 26 de novembro de 2010.

De acordo com o coordenador de pós-graduação da ESTEF, Frei José Bernardi, trata-se de um curso de pós-graduação na área de teologia, que tem como objetivo principal proporcionar uma leitura da Bíblia que alimenta uma espiritualidade do seguimento de Jesus. Este objetivo geral se concretiza, segundo o coordenador, nos seguintes objetivos específicos: retomar as várias frases da história do povo de Israel e as literaturas correspondentes; estudar os vários gêneros literários presentes na Escritura; aprofundar e partilhar a espiritualidade que brota das narrativas em seus respectivos contextos; e reanimar a espiritualidade do seguimento de Jesus.

A ideia fundamental do conteúdo do curso, segundo o frei, é aprofundar as diversas literaturas presentes na Sagrada Escritura e perceber que elementos de espiritualidade brotam delas. Além de aulas expositivas de exegese, os participantes serão orientados para a leitura e interpretação de cada gênero literário presente na Escritura. Também haverá oportunidade para o exercício do consagrado método Lectio Divina, que é chamado de Leitura Orante da Bíblia, unindo assim o estudo, o aprofundamento, com a prática orante e animação da espiritualidade.

"Queremos oferecer, através desse curso, um espaço qualificado de cultivo da espiritualidade, sobretudo porque há sempre o risco do fundamentalismo, quando se trata da leitura da Bíblia. Será uma oportunidade para as pessoas que desejam aprofundar seus conhecimentos bíblicos, revisar sua espiritualidade e também de qualificação profissional, pensando em professores de ensino religioso, catequistas e agentes de pastoral", afirma o coordenador.

Na prática o curso se realizará com aulas presenciais em duas modalidades: uma semana intensiva de curso, com aulas o dia inteiro, no mês de janeiro de 2011 e em janeiro de 2012; e durante o semestre letivo, março a junho e agosto a novembro, com aulas nas terças e quintas-feiras, das 19h30 às 22h. Nestes encontros serão abordados todos os conteúdos programados para o curso, ou seja: linha do tempo bíblico; base antropológica da espiritualidade; espiritualidade na perspectiva bíblica: leitura orante da Bíblia; literatura e espiritualidade histórica, profética, sapiencial, paulina, joanina e apocalíptica; hermenêutica feminista na Bíblia; e metodologia científica.

Ministrarão aulas no curso de Bíblia, professores oriundos do quadro da ESTEF e convidados com reconhecida experiência nas áreas de estudos bíblicos e espiritualidade, especialmente do grupo de especialistas do CEBI. As aulas acontecerão nas dependências da ESTEF, no bairro Santo Antônio.

Siga o Canção Nova Notícias no twitter.com/cnnoticias
Conteúdo acessível também pelo iPhone – iphone.cancaonova.com

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo