Estudo e aprofundamento

Arquidiocese de Passo Fundo promove seminário sobre CF 2014

A arquidiocese de Passo Fundo (RS) promove, neste sábado, 7, um seminário regional para discutir sobre a Campanha da Fraternidade 2014. Iniciativa anual da CNBB, o tema da próxima campanha será “Fraternidade e Tráfico Humano”, com o lema “É para a liberdade que Cristo nos libertou”.

O encontro, no sul do país, será de 8h às 12h, no Colégio Bom Conselho, em Passo Fundo (RS), e contará com a assessoria do padre Ari Antônio dos Reis, da Comissão Nacional de Justiça e Paz da CNBB.

Segundo o coordenador de pastoral da arquidiocese, padre Ladir Casagrande, o seminário acontece para que a comunidade conheça o tema e possa estudar o material. “Para o ano que vem, vamos pensar indicativos de como as paróquias podem trabalhar a temática. É preciso que cada comunidade veja a melhor forma de aprofundar o tema, conforme sua realidade”, complementa.

No Brasil, os dados estatísticos mais recentes constatam que os homens, na maioria das vezes, são vítimas do trabalho escravo. Já o tráfico de pessoas para a exploração sexual é maior entre as mulheres. Estas análises apontam também que grande parte das vítimas vivem em situação de exclusão social, pobreza, abuso sexual, homofobia e agressão doméstica. Outro caso frequente de incidência de tráfico humano é com os migrantes, os quais são mais suscetíveis à exploração e à escravidão – como vem acontecendo em diversas regiões do país e do Estado.

Neste sentido, a Igreja quer sensibilizar a sociedade para a temática, olhando para o contexto e para a situação da região que sediará o encontro.“Esse tema nos dá a impressão de que não tem nada a ver com a nossa realidade, mas temos muito o que aprender, pois não é apenas do tráfico de pessoas que está se falando, mas também das injustiças que acontecem com o ser humano, quando ele não tem sua dignidade e seus valores reconhecidos”, explica padre Ladir.

As inscrições para o seminário serão feitas na hora e a colaboração será no valor de cinco reais por pessoa. O encontro será também de prestação de contas das ações do Fundo de Solidariedade da Arquidiocese durante o ano de 2013, bem como de anúncio do gesto concreto do fundo para o ano de 2014.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo