Formação permanente

Arquidiocese de Londrina abre Escola de Vida Sacerdotal Paulo VI

"O imperativo da formação permanente, cuja motivação original é o crescimento da pessoa e o dinamismo evangelizador, se acentuam pela complexidade e diversificações de situações que vivemos hoje no mundo e na Igreja", segundo as Diretrizes para a formação de presbíteros da Igreja no Brasil, nº 356. Motivados por esta e muitas outras luzes emanadas do documento, a Arquidiocese de Londrina, no Paraná, com o apoio do Regional Sul 2 (que abrange o Estado do Paraná) da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), criou a Escola de Vida Sacerdotal Paulo VI, que está com as inscrições abertas para 2012.

A escola consiste em um centro de vida sacerdotal que visa contribuir inicialmente com a formação dos formadores de presbíteros, tendo como motivação primeira a vivência dos valores cristãos e o acompanhamento atencioso e profissional daqueles que levam a exigente missão de contribuir no processo formativo. Segundo o coordenador do curso, Padre Onildo Gorla Júnior, a escola pretende ser um espaço e um momento de reflexão, partilha de experiências e estudo. "O objetivo principal é permitir que os formadores possam confrontar e discutir sua missão e os possíveis desafios que encontrarão no seu ministério", destacou.

O coordenador ainda salienta que em todas as dioceses do Brasil existem casas de formação, senão em todos as etapas – Seminário Menor, Propedêutico, Filosofia, Teologia -, ao menos em uma delas, e que no Regional Sul 2 não existe um curso deste nível. "Daí que nasceu a ideia de montarmos uma escola para formadores. Muitos se dirigem a outros estados buscando aperfeiçoamento. Queremos oferecer algo com profundidade e alto nível também aqui em nossa região".

Com relação à importância do curso para o trabalho de evangelização dos sacerdotes, Padre Onildo explica que em qualquer área de atuação um bom profissional se faz, em primeiro lugar, pela sua boa preparação. Para ele, esse processo não é diferente com o presbítero, que além da formação intelectual é acompanhado nas dimensões humano-afetiva, espiritual, na vida comunitária e pastoral. "Um bom formador poderá melhor ajudar o candidato neste percurso que deverá fazer para chegar ao ministério e poder exercer com excelência as atividades para as quais está sendo chamado", completou.

A escola, que está sob a responsabilidade do arcebispo de Maringá, no Paraná, Dom Anuar Battisti, e do arcebispo de Londrina, Dom Orlando Brandes, será realizada em três módulos de duas semanas cada um: 1º módulo, de 2 a 15 de janeiro de 2012; 2º módulo, de 9 a 22 de julho de 2012; e 3º módulo, de 7 a 20 de janeiro de 2013. Durante todo o curso serão estudados vários conteúdos, entre o quais destacam-se: teologia dos ministérios; pedagogia da vocação presbiteral; dimensão comunitária, espiritual e missionária da formação, evolução psico-afetiva dos jovens; mídia e formação presbiteral; orientações psicológicas ao formador; e aspectos jurídico-institucionais da formação.

As aulas acontecerão no Seminário Paulo VI, na cidade de Londrina, e cada módulo contará com a presença de assessores locais, padres e religiosos mestres e doutores e também assessores de outras partes do Brasil, como o professor William Castilho, de Belo Horizonte, e frei Clodovis Boff. Os assessores conduzirão as manhãs, e à tarde alguns temas serão apresentados em forma de oficinas. Haverá ainda momentos de oração comum e atividades recreativas para aproximar os participantes entre si.

O curso se desenvolverá com um número mínimo de 15 participantes e no máximo 40. Poderão participar presbíteros diocesanos que já estão na formação ou que iniciarão proximamente este serviço. Eventualmente, com a indicação do respectivo bispo, também poderão participar seminaristas que estejam concluindo sua formação e que já estão indicados para ajudar em casas de formação.

As inscrições já estão abertas e vão até o dia 30 de novembro, podendo ser efetuadas pelo telefone (43) 3347 3141, com irmã Elizabeth Mendes, ou pelo e-mail escoladevidasacerdotal@gmail.com.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo