Via Sacra Jovem acontece tradicionalmente no segundo domingo da Quaresma; cerca de cinco mil jovens são esperados
Denise Claro
Da redação
No próximo domingo, 25, acontecerá na cidade de Juiz de Fora (MG) a Via Sacra Jovem ao Morro do Cristo. Promovido pela Arquidiocese de Juiz de Fora, a Via Sacra acontece sempre no segundo domingo da Quaresma.
O seminarista da Arquidiocese, Rafael Nascimento é um dos responsáveis da Via Sacra e explica que esta é a nona edição do evento, criado em 2009 pelo Setor Juventude Arquidiocesano. O evento foi inserido no calendário da Arquidiocese por Dom Gil Antônio, Arcebispo metropolitano, convidando a juventude a rezar “no alto da montanha” em todo segundo domingo da Quaresma:
“Nessa liturgia nós temos a oportunidade de meditar sobre a transfiguração de Jesus no Monte Tabor. Na Sagrada Escritura, o monte, o lugar mais alto, sinaliza sempre a busca por um momento mais forte de oração, de encontro com Deus. A juventude da nossa Arquidiocese neste final de semana é convidada a subir o Morro do Imperador meditando o caminho de Jesus até o Calvário, certos de sua vitória sobre a morte, sua Páscoa. E, ao mesmo tempo, nós queremos ser transfigurados por Cristo e em Cristo, diante dos desafios da nossa sociedade.”
Sobre a importância de se promover eventos como esse, Rafael comenta que este é o resultado do trabalho realizado com os jovens de paróquias da cidade.
“A juventude tem sede de Deus. Busca uma experiência com Ele. Enquanto Igreja, precisamos dar uma resposta a este anseio, favorecendo o encontro pessoal com Jesus Cristo, Ele que é capaz de mudar suas vidas e suas realidades sociais.”
De acordo com a Arquidiocese, são esperados cerca de cinco mil jovens, com representatividade dos variados segmentos juvenis: Pastoral Juvenil, grupos de jovens, movimentos, associações, novas comunidades, entre outros.
Campanha da Fraternidade e Ano do Laicato
As reflexões das estações da Via Sacra seguirão o subsídio da Campanha da Fraternidade 2018, e também recordarão a celebração do Ano Nacional do Laicato.
Rafael explica: “Seremos motivados, pela Campanha para a Via-Sacra, a meditar as variadas formas de se criar uma cultura do encontro, como nos convida o Papa Francisco, e uma mística da comunhão, favorecida pelo lema ‘Somos todos irmãos!’.”
Os jovens serão convidados a meditar também sobre as variadas formas de violência e suas vítimas, e a buscar uma conversão a fim de serem protagonistas de uma transformação desta realidade, começando com pequenos gestos de comunhão até às políticas públicas que precisam melhoras no país.
Sobre o Ano do Laicato, Rafael lembra que a Arquidiocese possui inúmeros leigos e leigas que vivem uma verdadeira doação, cumprindo o chamado de Jesus a serem “sal da terra e luz do mundo”: “São forças vivas de nossa Igreja! Nesta edição da Via-Sacra Jovem estaremos em sintonia com o Ano que celebramos. Teremos 15 cruzes, referentes às estações, que serão levadas por representantes de pastorais, movimentos e associações de nossa Arquidiocese, relembrando esse chamado.”
Programação
A concentração será na Igreja Nossa Senhora de Fátima, no bairro Cidade Alta, a partir das 8h.
Às 8h30, haverá celebração da Santa Missa, presidida por Dom Gil Antônio Moreira, e com a presença dos sacerdotes da diocese. Após a missa, todos seguirão em cortejo em direção ao Morro do Cristo, enquanto meditam as estações da Via-Sacra. Na chegada ao Morro do Imperador, haverá bênção final e lanche partilhado.
A Igreja Nossa Senhora de Fátima fica na Rua Nossa Senhora de Fátima, 52.