A Arquidiocese de Juiz de Fora inaugurou nesta quinta-feira, 13, o Novo Centro Administrativo. O prédio, nomeado Christus Lumen Gentium (do latim “Cristo Luz dos Povos”), concentra a Cúria Metropolitana, o Centro Arquidiocesano de Pastoral, o Tribunal Eclesiástico, o departamento de comunicação, o Arquivo Arquidiocesano e, futuramente, a Rádio Catedral. ,
Cerca de 600 pessoas estiveram presentes na solenidade, que foi conduzida pelo arcebispo da Arquidiocese de Juiz de Fora, Dom Gil Antônio Moreira, e contou com a presença do clero, de autoridades municipais e militares, dos funcionários da arquidiocese e de dezenas de leigos.
Para o arcebispo, o edifício traz o ideal de unidade. “O edifício é um símbolo material de que todas as coisas caminham juntas e em harmonia, tal como o desejo do Senhor de que ‘todos sejam um’”, reflete.
De acordo com vigário geral, Monsenhor Luiz Carlos de Paula, a nova construção facilita a convivência e partilha. “Além do próprio aspecto funcional, tenho que ressaltar o espírito de comunhão que o prédio proporciona”, destaca. Para o vigário episcopal para família e vida, padre Laureandro Lima, trata-se de um investimento muito importante que simplifica o trabalho. “É um grande marco no atendimento pastoral e administrativo”, ressalta.
A sessão de inauguração começou com descerramento das placas. Após a celebração da palavra, aconteceu a bênção das instalações e da capela. Em seguida, os presentes foram convidados a assistir a um recital do Coral Arquidiocesano Benedictus e da Orquestra Arautos do Evangelho no novo auditório Mater Ecclesiae. Missa presidida pelo arcebispo metropolitano e concelebrada pelo clero finalizou a inauguração.
O Edifício "Christus Lumen Gentium" fica na Av. Barão do rio Branco, 4516 – Alto dos Passos.