Missão Solidariedade

Arquidiocese de Juiz de Fora enviará padres a Brumadinho (MG)

Sacerdotes prestarão auxílio espiritual aos moradores de Brumadinho; serão realizadas visitas e celebrações nos bairros e na zona rural

Da redação, com Arquidiocese de Juiz de Fora

Nos meses de março e abril, a Arquidiocese de Juiz de Fora enviará sacerdotes para o município de Brumadinho (MG). A cidade foi atingida no mês de janeiro por rejeitos de mineração após o rompimento da barragem da Mina Córrego do Feijão. O desastre deixou 206 mortos e 102 desaparecidos, além da devastação ambiental e prejuízos materiais.

Depósito de equipamentos da mineradora Vale foi um dos pontos atingidos pela lama de rejeitos / Foto: Ederaldo Paulini – Canção Nova

A iniciativa, nomeada “Missão Solidariedade Brumadinho”, já tem previsto o envio de quatro grupos de padres. O primeiro deles viaja para a cidade da região metropolitana de Belo Horizonte nesta quarta-feira, 20, e lá permanece até o dia 22. A equipe missionária é composta pelo vigário geral da Arquidiocese, Monsenhor Luiz Carlos de Paula, pelo vigário episcopal para o Mundo da Caridade, Padre José de Anchieta Moura Lima, e pelos padres Luiz Eduardo de Ávila e Felipe de Castro Costa.

A ida do segundo grupo, que contará com a presença do arcebispo metropolitano de Juiz de Fora, Dom Gil Antônio Moreira, está prevista para o dia 29 de março. Com ele, estarão o vigário episcopal para Educação, Comunicação e Cultura, Padre Antônio Camilo de Paiva, e o diácono permanente Clesson Francisco Millen, que é psiquiatra.

Já os padres Erélis Camilo Resende de Paiva, Emerson de Assis Braz e Fernando Augusto Martins da Silva permanecem em Brumadinho de 31 de março a 2 de abril, quando a quarta equipe de sacerdotes já terá chegado ao local. Os padres Welington Nascimento de Souza e Wesley Carvalho Neves ficarão na cidade entre os dias 1º e 3 do próximo mês.

Acesse
.: Notícias da cobertura da tragédia em Brumadinho

A ida das equipes tem o objetivo principal de prestar auxílio espiritual aos moradores de Brumadinho. Muitos perderam familiares, amigos e conhecidos na tragédia, e alguns não tiveram a oportunidade de sepultá-los. Assim os padres e o diácono estarão à disposição para visitas e celebrações na cidade, nos bairros e na zona rural. Além das palavras de consolo, os religiosos levarão consigo cartões com a “Bênção da Casa” para oferecer às famílias.

As visitas serão organizadas pelos padres Renê Lopes e Thiago Augusto da Costa Silva Lopes, pároco e vigário paroquial, respectivamente, da Paróquia São Sebastião, em Brumadinho.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo