Celebração

Arquidiocese de Curitiba realiza 3ª edição da Festa da Luz

A partir do dia 8 de setembro, em Curitiba (PR), acontece a já tradicional e cultural festa da luz, que todos os anos marca o dia da Padroeira da cidade, Nossa Senhora da Luz. Com o lema "Paz e Luz para Curitiba", a festividade está na sua terceira edição e é organizada pela Ação Social do Paraná; pelo Instituto Gaudium; pela Catedral Nossa Senhora da Luz e pela Igreja da Ordem.

Cerca de 20 mil pessoas são esperadas para esta edição do evento, que, além de prestar uma homenagem à padroeira da capital paranaense, tem ainda como objetivos revitalizar o Centro Histórico da cidade, estimular a cultura da paz e promover em Curitiba ações culturais, de educação, meio ambiente e segurança pública.

"A Festa da Luz quer ser um espaço de boas ações e boas ideias, iniciativas que contribuirão para que a cidade de Curitiba continue sendo referência no cenário nacional, trazendo progresso e desenvolvimento social, político, cultural e econômico para todos", afirmou o secretário executivo do Regional Sul 2 (que abrange o estado do Paraná) da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e integrante da equipe de coordenação da Festa da Luz, Padre Carlos Alberto Chiquim.

A abertura das festividades será realizada no dia 08, às 18hs, com uma missa em honra a Nossa Senhora da Luz, na Catedral Basílica. Logo em seguida, acontecerá um show de fogos na Praça Tiradentes. Na sexta-feira, 09, a partir das 18h30, serão realizadas apresentações de várias bandas religiosas no Largo da Ordem. Já no sábado,10, das 10hs até as 21hs, acontecerão inúmeras atividades artísticas e culturais.

No último dia da festa, no domingo, dia 11 de setembro, haverá a Missa e Benção das Famílias, celebrada a partir das 9hs pelo arcebispo de Curitiba, Dom Moacyr José Vitti. Além de toda essa programação, no Largo da Ordem será montada uma feira gastronômica e de artesanato.

É importante destacar que toda renda arrecadada com a festa será destinada à restauração da Catedral de Curitiba, iniciada em janeiro desse ano e cujo a conclusão está prevista para o final de 2012.

Considerada uma das principais atrações turísticas e o mais importante monumento histórico de Curitiba, a Catedral começou a ser construída em 1876 e foi inaugurada em 1893, sem nunca ter passado por uma grande restauração, apenas por duas pequenas reformas.

 

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo