Neste domingo, 18

Arquidiocese de BH apresenta ações para a Copa do Mundo

Pastorais organizam atos de conscientização sobre perigo do tráfico humano, em especial com a grande movimentação no país no período do mundial de futebol

Da Redação, com Arquidiocese de Brelo Horizonte

A arquidiocese de Belo Horizonte (BH) apresenta neste domingo, 18, a programação especial que preparou para o período da Copa do Mundo 2014, de 12 de junho a 13 de julho. Durante os dias dos jogos, a arquidiocese promoverá seminários e campanhas educativas para ajudar no combate ao tráfico humano e contará com programação especial de Missas, inclusive com celebrações em outros idiomas.

A abertura da programação será na Igreja São José, centro de Belo Horizonte. Logo após a Missa dos jovens, celebrada às 19h, serão hasteadas na escadaria principal da Igreja as bandeiras dos 32 países participantes da Copa do Mundo e dos 12 estados brasileiros que sediarão os jogos. O bispo auxiliar Dom João Justino de Medeiros Silva presidirá a solenidade.

As atividades serão oportunidade para a formação cidadã de fiéis, em paróquias e comunidades de fé, a partir da Campanha da Fraternidade 2014, que tem como tema “Fraternidade e Tráfico Humano”. Também estão previstas ações de proteção aos jovens e adolescentes em situação de vulnerabilidade social e à população em situação de rua.

A Pastoral de Rua da arquidiocese de Belo Horizonte, em parceria com outras instituições que representam esta parcela da população, vai realizar plantões de atendimento e de acolhimento aos que buscam um abrigo. Essas instituições também organizam, para o dia 9 de junho, um Fórum da População em Situação de Rua, que será realizado na Praça da Rodoviária.

No dia 23 de maio, a Conferência dos Religiosos do Brasil, Regional Minas Gerais, realiza um ato público na Praça da Rodoviária, Centro de Belo Horizonte, contra o tráfico de pessoas. A CRB quer sensibilizar e informar a sociedade civil, sobretudo os grupos mais vulneráveis, sobre o tráfico de pessoas e os riscos do seu crescimento durante o período da Copa. Nessa mesma linha, será realizada outro ato público no dia 23 de junho no aeroporto de Confins.

Jovens

A juventude católica também está preparando iniciativas para o período da Copa. De 6 a 13 de julho, no centro da capital mineira, serão promovidas atividades artísticas e de evangelização em áreas estratégicas da cidade, como nos lugares onde se concentram pessoas para o consumo de drogas. Para moradores de rua, serão oferecidos serviços como corte de cabelo e alimentação.

Nos dias 11, 12 e 13 de julho, os jovens farão um ato público pela paz em três praças com grande movimentação de Belo Horizonte: Praça Sete, Praça da Estação e Praça da Liberdade. Atividades como danças, mímicas e teatros também estão previstas.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo