Solidariedade

Arquidiocese de BH acolhe doações e ampara desabrigados pelas chuvas

Dom Walmor reforça pedido urgente de ajuda da Arquidiocese e defende: “Chuvas não podem ser responsabilizadas pelas tragédias e perdas. Urgente é rever o estilo de vida atual”

Da redação, com Arquidiocese de BH

Foto: Arquidiocese de BH

As comunidades da Arquidiocese de Belo Horizonte, com a articulação do Vicariato Episcopal para Ação Social, Política e Ambiental (Veaspam), estão unidas para ajudar as vítimas e os desabrigados pelas chuvas na Região Metropolitana de Belo Horizonte.

A iniciativa Solidariedade em Rede reúne paróquias da Arquidiocese de BH. Ela visa amparar muitos que perderam ou deixaram suas casas e seus pertences.

São centenas de famílias atingidas. Diversos pontos de acolhimento dos desalojados e desabrigados estão funcionando na Arquidiocese de Belo Horizonte, assim como locais para recebimento de donativos.

Até o momento, somente na região de Brumadinho, cerca de 200 pessoas estão desabrigadas ou desalojadas e sendo amparadas pela Igreja local. Elas foram acolhidas nas estruturas das Paróquias da Arquidiocese de BH. As doações em valores podem ser feitas por meio de duas contas bancárias ou PIX. (Veja abaixo)

“Um grande mutirão pela vida se formou no horizonte bonito da nossa iniciativa: Solidariedade em Rede. Muitas famílias estão desabrigadas, especialmente em Brumadinho, no Vale do Rio Paraopeba, em Santa Luzia, Raposos, Sabará. Agora mesmo, evangelizadores levam o amparo aos desabrigados dessas regiões”, explica o arcebispo, Dom Walmor Oliveira de Azevedo.

O prelado afirma que a generosidade é necessária: “Pessoas que perderam as suas casas, o pouco que possuem, e agora precisam da nossa ajuda, dos nossos gestos concretos que conferem autenticidade à nossa fé”.

Doações 

Neste momento a situação é crítica em diversas cidades da Região Metropolitana de Belo Horizonte: Betim, Brumadinho, Ibirité, Nova Lima (Honório Bicalho), Raposos, Rio Acima, Sabará, Santa Luzia.

Todas recebem acolhimento da Solidariedade em Rede. Mais de 400 pessoas estão desabrigadas em Brumadinho e região. No Santuário Arquidiocesano Nossa Senhora do Rosário, 75 pessoas foram acolhidas. O abastecimento de água está comprometido.

Dom Walmor envia pedido especial

Dom Walmor reforça a mensagem com um importante pedido: “Peço a cada pessoa, venha conosco ajudar as vítimas das chuvas, que perderam suas casas, roupas, alimentos, sendo acolhidas provisoriamente em diferentes lugares. Solidariedade exercida em rede, um convite permanente, na tarefa de efetivarmos, sempre mais a amizade social, conforme nos pede o Papa Francisco”.

“Cuidemos uns dos outros, todos irmãos, corresponsáveis pela defesa da vida, agora, urgentemente, dedicando especial atenção às vítimas das chuvas”, destaca.

A Solidariedade em Rede também acolhe voluntários para ajudar nas seguintes ações: evacuação, acolhimento, atendimento psicológico, cozinha e alimentação e comunicação. (Veja abaixo)

Mensagem

O arcebispo, em mensagem compartilhada nas redes sociais, pede que todos cultivem “santa indignação”: “Cultivemos santa indignação para exigir das autoridades tratamento adequado à natureza”.

Dom Walmor reforça que as chuvas não podem ser responsabilizadas pelas tragédias e perdas. “As águas que caem alimentam nossas nascentes, fazem brotar vida da terra, são essenciais para saciar a sede e a fome de todos os seres vivos. As chuvas são dádivas de Deus. Urgente é rever o estilo de vida atual”, reforça.

“Unidos às vítimas em sua dor e em seu luto, mobilizados com evangelizadores de nossa Igreja, homens e mulheres de boa vontade, vamos amparar os que sofrem, no horizonte da fraternidade e da amizade social”, exorta.

Serviço

Onde doar: 
Transferências ou PIX

Providens Ação Arquidiocesana Social
Banco Santander – Ag. 3476
Conta corrente- 13077880-2

CNPJ: 17.272.998/0001-86

Pix: 31989789390

Vicariato para Ação Social
Banco do Brasil – Ag. 3494-0
Conta corrente – 26227-7

CNPJ: 17.505.249/0280-80

Pix: 31988187076

Doações de itens emergenciais:

O que doar: Água, alimentos, máscaras, álcool em gel

Brumadinho

Santuário Arquidiocesano Nossa Senhora do Rosário
Endereço: Rua Coronel Alberto Cambraia, 140, bairro Santa Cruz, Brumadinho (MG).
Telefone: 3571-1300
Igreja Santíssima Trindade (Sede de Brumadinho):
Endereço: Rua Maria de Lourdes Pereira 820
Igreja São José (Aranha, Brumadinho)

Belo Horizonte

Vicariato Episcopal para Ação Social Política e Ambiental – Rua Além Paraíba, 208, bairro Lagoinha
Centro de Espiritualidade da PUC Minas- Avenida Dom José Gaspar, 500 – Bairro Coração Eucarístico
Santuário Arquidiocesano  São José – Rua Tupis, 164 – Centro
Santuário Arquidiocesano da Santíssima Eucaristia – Igreja Nossa Senhora da Boa Viagem – Rua Sergipe, 175- Funcionários
Santuário Arquidiocesano São Francisco de Assis – Avenida Otacílio Negrão de Lima, 3000 – Pampulha
Santuário Arquidiocesano São Judas Tadeu – Rua Macaé, 629 – bairro da Graça
Paróquia Nossa Senhora de Fátima – Praça Carlos Chagas, 33 – Bairro Santo Agostinho
Paróquia Santo Inácio de Loyola – Rua Bernardo Mascarenhas, 187 – Bairro Cidade Jardim
Paróquia de Santo Antônio – Avenida do Contorno, 6738 – Bairro Santo Antônio

Betim

Aedas – Avenida Juscelino Kubitschek, 700 – Centro, Betim (principalmente água, alimentos e colchão)

Rio Acima

Escola Municipal Professora Esmeralda Aleixo de Araújo – Rua Arthur Duarte, 285, bairro Vila Duarte (antes da ponte) . Principalmente água potável, colchões e material de limpeza para o pós-enchente.

Sabará

Paróquia São Sebastião:
Salão São Sebastião: Rua Holanda S/N – Ao lado da Matriz de São Sebastião – General Carneiro
Salão Comunidade Cristo Luz – Rua Alemanha, esquina com Espanha – Nações Unidas
Salão Comunidade São José – Rua Santos Dumont, 588 – Vila São José

Seja um voluntário

Informações: Paróquias da Arquidiocese de BH
Vicariato para Ação Social: (31) 3422-6122 / (31) 3422-7010

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo