A Arquidiocese de Aparecida, em parceria com a Justiça Eleitoral e com a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), instala hoje, 19, o Comitê Ético Eleitoral 9840, uma iniciativa que objetiva combater a corrupção eleitoral.
Com a parceria, as subsedes da OAB de Guaratinguetá e de Aparecida receberão as denúncias de compra e venda de votos e de outras irregularidades cometidas pelos candidatos. Todas as denúncias serão analisadas e enviadas à justiça eleitoral das respectivas cidades.
"Nossa intenção é que as eleições transcorram de uma maneira coerente, tranqüila, responsável, de tal modo que vamos tentar evitar qualquer violação desta lei", disse o arcebispo de Aparecida, Dom Raymundo Damasceno Assis.
Em 8 de agosto, a juíza eleitoral de Aparecida, Dra. Rita de Cássia, participou de uma reunião com clero da Arquidiocese. Ela falou sobre as regras das eleições municipais e pediu aos padres que sejam formadores dos eleitores na questão de ética e cidadania. Os padres ficaram responsáveis por indicar leigos disponíveis para compor o Comitê 9840.
Assista à reportagem